Comunicado da Assembleia Diocesana da LOC/MTC

Assembleia Diocesana da LOC/MTC

Comunicado

1. A realidade de vida de muitos trabalhadores, sem emprego, nem meios de subsistência para o dia-a-dia, interpela todos os cidadãos e em particular os cristãos, sendo, ao mesmo tempo um grande desafio para o Movimento de Trabalhadores Cristãos da Arquidiocese de Braga. A “crise” que tudo quer justificar é consequência do egoísmo e do pecado organizado da sociedade, onde só contam os que têm dinheiro, para comprar e consumir. A organização financeira em curso por quem detém o poder, não se preocupa com o trabalho para todos, a saúde, a educação, a alimentação e em nome da competição e do «deus mercado» deixa uma enorme massa humana abandonada à caridade pública ou privada e a desenrascar-se na marginalidade. Os mercados não ajudam os pobres e lentamente vão agonizando a vida dos seres humanos.

2. Dentro desta perspectiva a LOC/MTC definiu como prioridades para 2012/13:

a) Manter uma maior atenção à realidade de vida dos mais pobres, denunciando profeticamente as causas e consequências desta situação, que tira a dignidade à pessoa humana;

b) Aprofundar e compreender, para melhor agir, as mudanças da nova organização do trabalho e suas consequências na sociedade e nas organizações;

c) Investigar como vivem os desempregados e os que procuram o primeiro emprego, tendo em conta: o que é que esta situação está a provocar na sociedade e nas relações familiares; a insegurança e instabilidade financeira das classes trabalhadoras mais pobres, assim como a diminuição dos apoios sociais;

d) Tornar os grupos de base da LOC/MTC, espaços fortes de comunhão, reflexão, partilha, exigência de ação pessoal, testemunhando uma vivência de fé, na sociedade, incentivando cada grupo a desenvolver ações com efeito multiplicador;

e) Criar espaços de reflexão e partilha com os reformados do movimento, incentivando-os a participar nas associações locais;

f) Fortalecer a generosidade e partilha de bens entre os mais pobres e, também, para sustentabilidade do movimento.

3. Cada militante no seu meio, irá recolher informações, testemunhos, preocupações de desempregados ou pessoas que têm de trabalhar em condições precárias, ilegais… registá-las, com o objetivo de no final do ano elaborar um documento que será tonado público;

4. Maior atenção à crescente emigração, como consequência da falta de trabalho. Propor uma parceria com a Pastoral das Migrações e Mobilidade da Arquidiocese, no sentido de entender este fenómeno e conjugar esforços de ação;

5. Desenvolver uma reflexão com os reformados do movimento, sobre a gestão do tempo, motivando-os a integrarem-se, com a sua sabedoria, em associações locais e de reformados. Organizar encontros para aprofundar o contributo que estes podem dar à sociedade, nesta fase da sua vida;

6. Desenvolver reflexões/ encontro/s, no âmbito da Pastoral Operária da Arquidiocese, sobre a realidade de vida dos trabalhadores e formas de testemunhar o Evangelho;

7. Motivar os militantes para a Revisão de Vida Operária, como método de reflexão – Ver, Julgar e Agir – refletindo a vida das pessoas, desenvolvendo a esperança como suporte para animar a ação do dia-a-dia;

8. Valorizar a coesão dos grupos, a diversidade dos seus membros, as suas próprias características e promover intercâmbios e partilha de experiências com outros grupos;

9. A LOC/MTC irá articular a sua ação com o Plano Pastoral Diocesano, Ano da Fé, e celebração dos cinquenta anos de abertura do Concílio Vaticano II, quer nas paróquias quer no movimento;

10. A LOC/MTC valorizará a ação dos seus militantes motivando-os para os valores, para a coerência de vida e para os grandes desafios que estão ao alcance de todos. Deste modo, dará o seu contributo para uma sociedade mais justa, onde as pessoas estejam em primeiro lugar e sejam respeitadas na sua dignidade. Queremos ser testemunho de uma cultura mais solidária e de afetos;

11. A LOC/MTC participará nas organizações sociais, dando o seu contributo na transformação das estruturas, onde se decide muito da vida das pessoas, (Sindicatos, associações, autarquias, escolas e universidades, entre outras.);

12. A LOC/MTC valorizará os seus próprios meios de apoio e a comunicação entre o Movimento e a Sociedade.

13. A Assembleia Diocesana da LOC/MTC deixa uma palavra de esperança a todos os trabalhadores, principalmente aos desempregados, aos que perderam as suas casas, aos que procuram o primeiro emprego, aos trabalhadores doentes e a todos os que sofrem privações, porque acredita que enquanto há vida há esperança, por isso saberá dar as mãos e lutar em conjunto por um mundo novo onde os valores da nossa fé, alicerçados em Cristo ressuscitado, são o baluarte de toda a nossa ação. Por isso, defendemos uma cidadania mais ativa e maior empenhamento dos cristãos, na construção de uma sociedade mais digna e humanizada.

14. A Assembleia aprovou o relatório e contas do exercício do ano anterior, o Plano de Ação, programa de atividades e orçamento para 2012/13. Iniciou os trabalhos com a celebração da Eucaristia presidida pelo seu Assistente Diocesano Pe. António Machado e registou a presença e intervenções finais da coordenadora diocesana da JOC, do coordenador diocesano da Pastoral Operária e da coordenadora nacional da LOC/MTC.

Assembleia diocesana da LOC/MTC, em Braga, 27 de Outubro de 2012

A Equipa Diocesana da LOC/MTC