"Falta de médicos no Centro de Saúde de Felgueiras"

Comunicado da Câmara Municipal de Felgueiras



Comunicado

1- A falta de médicos de família no Centro de Saúde de Felgueiras é um problema existente há vários anos e que se tem vindo a agravar, no último ano, devido à aposentação de profissionais e à cessação do contrato de uma empresa de prestação de serviços de saúde.

2- Ciente da gravidade desta situação que atinge os felgueirenses, a Câmara Municipal vem desenvolvendo diligências junto das entidades competentes, nomeadamente: Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde do Norte – ARS – Norte e Agrupamento dos Centros de Saúde Tâmega III Vale do Sousa Norte, para que se garantam os serviços de saúde à população.

3- Lamentavelmente, apesar dos esforços da autarquia, o problema ainda se mantém e as soluções apresentadas tardam a ser implementadas pela ARS-Norte que sucessivamente tem adiado a resolução do problema.

4- Continuamos com cerca de 50% da população de Felgueiras sem médico de família. Atualmente Felgueiras conta com 19 médicos de família ao serviço. Se considerarmos o número previsto por rácio necessitaríamos de 44 médicos.

5- Muitos são aqueles que pernoitam à porta do Centro de Saúde na expetativa de conseguirem uma consulta no dia seguinte e, mesmo assim, nem sempre o conseguem.

6- Somos um dos concelhos que mais contribui para atenuar a crise que o país atravessa, através de um setor económico pujante, o calçado, assumindo-nos como um importante polo empregador da região e contribuinte líquido nas exportações e não podemos esperar mais.

7- Estamos com a população e, juntamente com os felgueirenses, continuaremos a reivindicar o direito à saúde.

8- À ARS – Norte compete resolver esta situação e nós não desistiremos, seremos persistentes, continuaremos a insistir para solucionarem este grave problema, pois o acesso aos cuidados de saúde é um direito legítimo de todos os felgueirenses.

Felgueiras, 04 de outubro de 2012


Partilhar