Governo reconhece Interesse Público de Guimarães Cidade Desporto

Despacho atribui ao evento um novo estatuto, no âmbito da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto. Arranque oficial em janeiro.



Guimarães 2013 Cidade Europeia do Desporto acaba de ser reconhecida pelo Governo português como evento de Interesse Público. Através do despacho 12918/2012 da secretaria de Estado do Desporto e Juventude, o Executivo vem assim atribuir à iniciativa um novo estatuto, no âmbito da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto. 


Já na próxima quarta-feira, 7 de novembro, uma comitiva de Guimarães 2013 – presidida pelo presidente da Comissão Executiva e vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha – receberá a bandeira oficial do evento. A cerimónia decorre no Parlamento Europeu, em Bruxelas, sendo presidida pela ACES Europe (Associação das Capitais Europeias do Desporto). Guimarães 2013 tem arranque oficial agendado para 19 de janeiro do próximo ano, sendo que as linhas gerais do programa serão apresentadas durante este mês de novembro.

Relembre-se que a candidatura de Guimarães ao título de Cidade Europeia do Desporto em 2013 tem como princípios basilares o reforço da dimensão internacional desportiva de Guimarães e a alteração do paradigma económico e social através de ações e novos comportamentos. Além disso, visa o desenvolvimento sustentado do desporto e da atividade física. Outro grande objetivo é o de deixar para o futuro um legado promissor de projetos sustentáveis que encontrem no desporto terreno para florescer e possam tornar Guimarães uma cidade de referência para as melhores práticas em prol do desporto.
Depois do capital de notoriedade alcançado com as marcas de Património Cultural da Humanidade (2001) e da Capital Europeia da Cultura (2012), a eleição de Guimarães para Cidade Europeia do Desporto 2013 posiciona-a como a uma cidade referência no panorama nacional e internacional. Trata-se de uma nova oportunidade para promover o destino, sendo que esta exposição deverá fomentar uma nova vaga de promoção turística e de atração de visitantes. 



Uma cidade de desportistas 


• 300 espaços e instalações com aptidão desportiva; 


• 100 clubes desportivos organizados ; 


• 8.000 atletas federados, em 42 modalidades desportivas diferentes; 


• Quatro em cada 10 pessoas praticam desporto pelo menos duas vezes por semana; 


• Taxa de participação desportiva de 36,7% (a média nacional situa-se nos 27%). 





Objetivos de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013 


• Um grande evento desportivo por semana em 2013; 


• Parcerias com as principais universidades do norte do país para a elaboração de estudos sobre a realidade desportiva local; 


• Integração de toda a atividade no Plano Nacional da Ética no Desporto, através de memorando de cooperação com a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude; 


• Formação de dirigentes e agentes desportivos locais.

Partilhar