Curto-circuito estraga fecho da Capital Europeia da Cultura



NOTÍCIA JN


O espetáculo dos La Fura dels Baus acabou, sábado, de forma inesperada devido a um problema técnico ocorrido na torre que sustentava o homem gigante, conhecido por transformer. O espetáculo, que se previa que durasse 50 a 60 minutos, demorou pouco mais de 30 a acabar.

O espetáculo dos La Fura dels Baus durou pouco mais de 30 minutos


Com água na boca ficou a população que, apesar da qualidade dos 30 minutos, esperava mais. Segundo disse ao JN o diretor artístico dos La Fura dels Baús, Jürgen Müller "foi por muitas razões que o espetáculo não durou mais tempo".

O principal problema esteve no início da performance, em que "o cavalo tinha luz e o transformer não, porque a torre que estava em frente sofreu um curto-curtcuito", prosseguiu.

Na base do curto-circuito esteve "a humidade", desvendou. A cerimónia não trouxe a temida chuva, porque caso tivesse chovido "não teria havido espetáculo", concluiu.

Ao contrário da cerimónia de abertura com a companhia catalã, a de encerramento não teve fogo de artifício por "falta de dinheiro", acrescentou.

Produtor desmente

O produtor do espetáculo que encerrou sábado a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 esclareceu que o problema técnico que aconteceu no início do evento "não teve qualquer influência" na duração do espetáculo.

Em declarações à âgência Lusa, José Bastos afirmou que o evento que assinalou o fim do ano em que Guimarães foi CEC estava programado para durar 40 e não 50 minutos como foi confirmado pelo diretor artístico da companhia catalã.

Partilhar