Exportações da Região do Norte continuam em crescimento

Mercados extracomunitários voltam a assumir papel determinante no desempenho da
economia regional


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) publicou hoje
o boletim "Norte Conjuntura”, relativo ao terceiro trimestre de 2012, com os indicadores disponíveis até 14 de dezembro. Nesta edição, destaca-se um novo crescimento das exportações, de cerca de 5,5% (em valor) face ao período homólogo, ainda que mantendo a tendência de desaceleração.

No desempenho das exportações nortenhas, cujo crescimento continua a superar o do total das exportações a nível nacional (+4,2%), evidenciam-se os mercados extra comunitários enquanto destinatários das mercadorias (crescimento de 19,4%, em termos homólogos) e, ao nível dos produtos, ressaltam as exportações de borracha e suas obras (variação homóloga de 21%) e de máquinas e aparelhos mecânicos (+12,6%).
No mercado de trabalho, assiste-se a um agravamento da taxa de desemprego, que aumenta 1,2 pontos percentuais, para os 16,4%. A contrariar esta evolução negativa, encontra-se a empregabilidade de indivíduos com habilitação ao nível do ensino superior (+4,4%) e de trabalhadores isolados por conta própria (+7,9%).
Apesar da capacidade de endividamento das empresas e das famílias ter diminuído (-8,8 por cento e -4,7%, respetivamente), o trimestre apresenta uma estagnação (nos 4%) do incumprimento bancário por parte das famílias. Já as empresas, registam novo aumento, atingindo os 9,8%.

O boletim "Norte Conjuntura” disponibiliza uma análise nos domínios do mercado de trabalho, emprego e desemprego,
endividamento das empresas, comércio internacional, desempenho das indústrias tradicionais, construção e habitação,
turismo, preços no consumo e monitorização do QREN e encontra-se disponível em www.ccdr-n.pt/norteconjuntura.

Partilhar