Metodologia do Colégio Vizela apresentada em Barcelona

Conseguirão a lebre a tartaruga chegar ao mesmo tempo ao mesmo lugar? Será a escola o lugar onde as crianças entram todas diferentes e saem todas iguais? Conseguirá o professor respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno e, ao mesmo tempo, assegurar que todos adquirem as competências exigidas para cada ciclo de estudos?
Eis o mote a partir do qual, no passado dia 22 de dezembro, em Barcelona, o Colégio Vizela esteve representado no XXI Encuentro Práctico de Profesores de Español Lengua Extranjera, apresentando o workshop “Cada alumno como horizonte-una metodología diferenciada para la enseñanza de Español Lengua Extranjera”.





Partindo da observação de alguns cartoons, procedeu-se ao debate das questões apresentadas acima, as quais assolam a mente dos professores, tendo, de seguida, sido apresentada uma metodologia inovadora de ensino do espanhol língua estrangeira, metodologia que assenta em valores como a autonomia, a responsabilidade e o empreendedorismo.

O workshop foi apresentado duas vezes e ambas as apresentações contaram com sala cheia. De facto, os professores procuram, cada vez mais, novas formas de motivar os alunos para a aprendizagem, facto pelo qual a proposta apresentada pelo Colégio Vizela foi muito bem acolhida junto de professores nativos que levam o ensino da língua espanhola aos quatro cantos do mundo.
A receção dos participantes, as questões pertinentes que foram colocando no decorrer desta apresentação e, acima de tudo, a surpresa que manifestaram por este projeto se confinar ao Colégio Vizela, bem como a vontade que manifestaram em conhecê-lo mais de perto, mostram que uma metodologia que dá efetivamente voz aos alunos, que lhes permite que sejam agentes do seu processo de aprendizagem, bem como intervenientes ativos na vida escola, estará, provavelmente, a fazer falta em algumas escolas por essa Europa fora.
Bárbara Tavares


Partilhar