Colégio Vizela e o Carnaval


O Carnaval é por excelência o período de brincadeira e alegria e, talvez por isso, seja tão popular entre os alunos. São os mais jovens quem mais desfruta desta festa que ao longo de vários séculos se tornou cada vez mais popular e resplandecente. Basta lembrarmo-nos dos grandiosos Carnavais de Veneza ou Rio de Janeiro para percebermos toda a magia que esta festa desperta em nós.
            São muitas as tradições carnavalescas que acontecem em Portugal, dos caretos de Trás-os-Montes aos corsos de Ovar ou Estarreja ou o turístico carnaval madeirense. Mas a cada ano, passo a passo, há uma tradição que se enraíza em Vizela e essa é o Desfile de Carnaval do Colégio Vizela.

            Todas as sextas-feiras anteriores à terça-feira gorda, sai para as ruas o Carnaval que os alunos do colégio preparam com afinco para encher as ruas da cidade de cor, exuberância e diversão. É assim desde o início, e este ano não será exceção.
            Fazendo jus a esta pequena tradição, a azáfama no Colégio é grande. Fazem-se os ajustes finais nos disfarces, cobrem-se de cor as estruturas alegóricas que, talvez pela magia da época, parecem mesmo ganhar vida, ensaiam-se coreografias rodopiantes ao som dos incansáveis batuques… é todo um micro cosmos em rebuliço a ansiar por ser libertado nas ruas de Vizela.

            O tema do desfile para este ano é a ‘ÁGUA’, já que este é o tema geral do Colégio para este ano letivo e nada melhor do que aproveitar o entusiasmo e motivação geral dos alunos para se descobrir algo novo sobre este elemento que rege as nossas vidas. Deste modo, as secções em que o desfile se divide são as seguintes: animais aquáticos, os desportos e lazeres que a água proporciona, as suas lendas e os seus mitos, as profissões, alguns tipos de embarcações, a já habitual banda e, como de costume, haverá também algumas surpresas… Podem contar com monstros e deuses, piratas do além e um cardume de medusas altamente venenosas… enfim, aquilo que a imaginação permite… mas não se assustem, haverá certamente um nadador salvador para vos socorrer de qualquer perigo!
Agora em tom mais sério, tenho que dar os parabéns ao empenho e engenho dos alunos e encarregados de educação que, apenas com materiais reutilizados, deram o máximo para levar avante a sua visão deste desfile que já mal se contém entre paredes.
Uma das novidades que irá acontecer este ano é o facto de outras escolas se irem juntar a nós durante a nossa caminhada carnavalesca, o que só fará com que o desfile se torne ainda mais grandioso e divertido, onde a partilha de brincadeiras e alegria certamente levará ao rubro as ruas da cidade e os seus habitantes.
Mas já chega de falar sobre o desfile, o que realmente interessa é que todos estejam presentes nesta festa, até porque estão todos convidados, e nada melhor do que rirmos todos juntos para enfrentar os tropeços do dia-a-dia… afinal de contas: É Carnaval!!

Ricardo Pereira
Prof. de Educação Visual e Educação Tecnológica

Partilhar