Comunicado da Federação de Braga do PS

«Os números da nossa desgraça»
Perante os dados relativos ao desemprego divulgados pelo INE, o Primeiro-ministro Passos Coelho referiu que “já contava com estes resultados”. Ainda há um ano atrás, em anterior divulgação feita pelo INE este responsável se assumia como “muito surpreendido”, apesar de os dados de hoje serem dramaticamente mais flageladores.

Com efeito, confirmam-se 923 mil desempregados (dos quais 43% não recebem subsídio de desemprego), correspondendo a 16,9% da população ativa, ou seja a maior taxa de desemprego de sempre!

Desde a tomada de posse deste governo foram já destruídos 360 mil empregos sem que os nossos jovens qualificados tenham acesso ao mercado de trabalho, pois 40% encontram-se desempregados.

O governo dizia que 2012 iria ser o ano da recuperação económica. Os resultados estão à vista!... Para o corrente ano o Governo, insistindo na mesma receita da austeridade, promete novamente recuperação económica, como que por milagre, perante a persistente quebra da procura interna e investimento e a recente tendência decrescente das exportações.

Contrariando a fé irracional nos mercados, o INE divulgou, no dia seguinte ao da publicação dos dados do desemprego, que o nosso PIB afinal decresceu ainda mais que o previsto para 2012. As previsões que o Governo divulgou em Novembro passado não resistiram mais do que três meses: a espiral recessiva aprofunda-se e a retração de 3% é, afinal, de 3,2%!

O record intolerável do desemprego é a principal consequência desta política. O empobrecimento generalizado, as falências que parecem já não ser notícia, o estrangulamento fiscal das empresas e dos portugueses, constituem o retrato de uma situação que muitos adivinhavam há muito tempo mas que a insensata teimosia do governo parece sublimar com imperturbável indiferença: “temos que ajustar as previsões”, afirma o Primeiro-Ministro!

O distrito de Braga, o mais jovem do País, sofre particularmente com este drama. A taxa de desemprego entre os jovens não para de aumentar, como não para de aumentar a incredulidade, o desalento, a confirmação diária de um futuro sem futuro para a geração jovem mais qualificada que Portugal conheceu.

Os números do desemprego e da recessão agora divulgados são duplamente gravosos porque confirmam o fracasso das políticas de Passos Coelho em 2012 e anunciam que 2013 vai ser ainda pior do que imaginávamos: mais recessão, ainda mais desemprego, ainda mais pobreza!

Basta! Perante a catástrofe que se antevê, ou o Governo muda a sua política ou há que mudar de Governo, antes que seja demasiado tarde.



Braga 14 de fevereiro de 2013



O Secretariado da Federação Distrital de Braga do Partido Socialista

Partilhar