Conselho Nacional da JSD tem início ao som de "Grândola Vila Morena"




Conselho Nacional da JSD tem início ao som de "Grândola Vila Morena"

Porque a Democracia é de todos!


A Juventude Social Democrata realizou hoje no concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, o I Conselho Nacional de 2013 onde participaram jovens provenientes de todo o país, sendo este o Órgão mais importante da estrutura entre Congressos. No início da reunião, no dia em que passam 26 anos da morte de Zeca Afonso, ouviu-se a conhecida música da sua autoria "Grândola Vila Morena".
Da agenda da reunião constaram a discussão do novo Projecto Político para a Juventude Portuguesa (PPJP), o Dia do Debate Nacional, o Relatório de contas de 2012 e o Orçamento para 2013, e ainda o novo kit de formação autárquico "Poder + Local".

O PPJP é um projecto político centrado em cada indivíduo jovem como homem e mulher dotados de personalidade e dignidade, em que o Estado deve eliminar, ao princípio, as disparidades sociais para uma igualdade de oportunidades na decisão do caminho na concretização do seu projecto pessoal de vida, mas ao mesmo tempo garantindo para tal, essa liberdade de opção individual numa consciência responsável de comunidade presente e futura e num espírito humanista e solidário, capacitando cada um na afirmação no espaço global, consubstanciando nas seguintes dimensões: 1- Emancipação estruturada; 2- Jovem inserido e integrado na comunidade; 3- Jovem responsável pela Coesão Nacional e Intergeracional; 4- Jovem Global Português, 5- Jovem Humanista.

O PPJP será debatido por todo o país, ao longo dos próximos meses, proporcionando assim uma verdadeira discussão e auscultação da sociedade.
No âmbito da discussão sobre o Dia do Debate Nacional foi decido realizá-lo em todas as sedes concelhias da JSD, no dia 25 de Abril, sobre o tema "Reforma do Estado".

Nesta reunião a JSD reafirmou o conjunto das três medidas denominadas "Portugal a Confiar" que foram apresentadas ao Primeiro Ministro de Portugal. A primeira propõe a criação de um Conselho de Ética, junto da Assembleia da República, que avalie supra lei os impedimentos e incompatibilidades dos Deputados. A segunda centra-se na prática de adjudicação do processo de feitura de leis pelo Governo às Instituições de Ensino Superior, ao invés de sociedades de Advogados. Por fim, propõe-se que o financiamento partidário seja obtido meramente através das quotizações dos filiados e do financiamento público. Estas medidas têm um claro pressuposto de luta pela transparência da vida pública e da política.

Gabinete de Informação e Comunicação JSD.







Para mais informações contacte p.f. Hugo Soares através do nr. 964963356.



José Filipe Baptista
Director de Informação e Comunicação JSD

Partilhar