Alunos do Colégio de Vizela em Amesterdão


O Colégio Vizela promoveu mais uma visita internacional entre os dias 15 e 18 de março. Desta vez, a visita foi destinada aos alunos do 2º ciclo, que acompanhados por professores e encarregados de educação, percorreram as ruas da cidade de Amesterdão, capital da Holanda.
Semanas antes da partida, os alunos, divididos em pequenos grupos começaram a pesquisar os locais a visitar, constantes do programa, tais como: Casa Anne Frank, Museu Rembrandt, Museu Van Gogh, o Rio Amstel, entre outros.
Na última assembleia de alunos, deste período, estes alunos partilharam com os restantes colegas a informação recolhida, assim como imagens, mapas da cidade de Amesterdão e o programa/diário da visita internacional.
No dia da partida, na manhã de 15 de março, o ponto de encontro foi o Aeroporto Sá Carneiro. Após as despedidas, os alunos partiram rumo a uma experiência inesquecível! Estavam alegres, entusiasmados e com muita curiosidade por conhecer a tão conhecida cidade de Amesterdão, conhecida pelos seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e, além disso, pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social.
No sábado, 16 de março, dando continuidade ao dia anterior, para além da visita à Casa Anne Frank e o Museu Rembrandt, realizou-se uma visita pela cidade, passando pela Praça Dam, Central Station, o mercado da flores, Begijnof – O Noviciado, e outros locais de grande de interesse, pesquisados pelos alunos.
Para além e todos os museus e paisagens, a visita a esta cidade apenas fica completa com um passeio de barco pelos canais que realizamos durante a manhã de domingo. Foi uma experiência relaxante e especialmente agradável para todos.
Para terminar o dia de domingo, foi realizada uma visita ao Museu Van Gogh, onde os alunos, pais e professores se lançaram à descoberta de respostas através um guião de visita aos quadros deste famoso pintor.
Durante estes quatro dias os principais espaços culturais, as ruas e os canais de Amesterdão foram a escola dos alunos do Colégio Vizela, proporcionando-lhes aprendizagens que vão muito para além das paredes uma sala de aula, mantendo o contacto permanente com a língua Inglesa.

Eduardo Cunha e Cristina Fernandes

Partilhar