CDS-PP quer saber em que escolas vão ser removidas coberturas com amianto

O deputado por Braga do CDS-PP, Altino Bessa – bem como os deputados Michael Seufert, Inês Teotónio Pereira, José Ribeiro e Castro, João Pinho de Almeida e Telmo Correia – querem que o Ministério da Educação e Ciência clarifique quais são, no distrito de Braga, as escolas a serem intervencionadas no âmbito do programa de remoção das coberturas de fibrocimento contendo amianto e como foram selecionadas.

O Governo anunciou, recentemente, a implementação de um programa de remoção, em dezenas de escolas por todo o país, das coberturas de fibrocimento contendo amianto, tendo sido noticiado que esse programa terá início na próxima interrupção letiva, correspondente às férias escolares da Páscoa.

Os deputados do Grupo Parlamentar do CDS-PP sempre estiveram muito preocupados com a presença de amianto nos edifícios escolares, tendo inclusive, na anterior legislatura, submetido dois projetos de resolução no sentido de permitir o levantamento das escolas e o iniciar de um programa de remoção dos materiais com amianto. Como tal, os deputados aplaudem a decisão do Governo, tanto no sentido de remover esses materiais (que representam um risco para a saúde dos que com eles contactam), como pelo facto de se ter optado por fazê-lo nos períodos não-letivos, de modo a não prejudicar os alunos.

Contudo, apesar de anunciado, não são ainda conhecidos pelas comunidades escolares os edifícios escolares que integram esse programa de remoção no distrito de Braga, algo que tem gerado alguma expectativa junto da população -  revela o CDS pela voz do seu deputado.

Partilhar