"Coração Azul" entregou prémios literários

A Coração Azul - Associação Juvenil de Apoio aos Animais, em colaboração com a Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes, realizou no passado dia 02 de Março a cerimónia de entrega de prémios do "II Concurso Literário Coração Azul". Com todas as premiadas presentes, a tarde de sábado ficou marcada pela felicidade das jovens galardoadas e pelo orgulho das famílias em ver o reconhecimento dos seus. Nesta segunda edição, todos os contos foram lidos pelos autores, mostrando as diversas formas criativas com que abordaram o concurso.


O conto vencedor "Coisas de Leões" pertence à jovem de 12 anos de idade, Bruna do Carmo, natural de Moreira de Cónegos. A moreirense recolheu a maior pontuação do júri constituído por 5 elementos da Coração Azul e levou para casa o primeiro prémio, uma entrada familiar no Zoo Santo Inácio de Vila Nova de Gaia, juntamente com o diploma de vencedora do concurso. Em declarações, Bruna do Carmo referiu que está orgulhosa e que ficou "surpreendida" por ter vencido entre tantos textos a concurso. Sobre o seu conto, contou que a inspiração veio de casa depois de ver as brincadeiras do seu gato de estimação.
Em segundo lugar ficou "Os animais nossos amigos" de Andreia Costa, natural de Fermentões. Um conto que centrou-se nas façanhas dos animais que estavam presos e que conseguiram soltar-se após um truque de distracção. Uma história onde não faltaram os pormenores e onde a protecção aos animais esteve em grande evidência. Como prémio, Andreia Costa levou para casa a entrada familiar no Sea Life Porto juntamente com o diploma do segundo lugar.

Em terceiro lugar ficou o conto "Protejam os Animais" de Petra da Silva, natural de S. Romão - Fafe. A jovem de 10 anos de idade dedicou o seu conto aos animais em vias de extinção, dando a conhecer alguns casos num conto também ele de alerta. Depois da leitura, Petra da Silva recebeu o Livro "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" inserido no projecto Ler+, onde o autor transmite uma extraordinária mensagem de esperança.

Nota final para o concurso literário que contou com 41 contos, para o sucesso da iniciativa que terá a 3ª edição no final do ano e para o orgulho dos elementos da associação em ver o brilho nos olhos dos jovens, dos familiares e em ver também que o esforço em promover o pensamento e a escrita juvenil em torno da temática dos animais têm sido largamente superados.

Conto Vencedor:

"Coisas de Leões

Era uma vez três leões algures na selva. O Max, o Diego e o Bart.
Certo dia de imenso calor, os três leões foram passear como faziam todos os dias, quando passaram por uma bela leoa que se banhava ao sol. Os três ficaram tão encantados com aquela doce leoa que queriam todos chegar perto dela e, para a conquistar foram buscar presentes para lhe oferecer. O Max foi a sua casa buscar o bolo que a mãe tinha feito, o Diego, preparou-lhe uma canção, e o Bart foi à florista comprar um ramo de flores.
Como sabiam que iriam demorar algum tempo, pediram ao Steve O Papagaio para distrair a leoa enquanto eles não chegavam.

O primeiro foi o Bart que chegou ao pé dela e com o seu ar de garanhão disse:

- Hey Leoa, eu sou o Bart, e qual é o teu nome?
-Olá Bart, eu sou a Kate! – Respondeu a Leoa.
-És tão linda, Kate, e por isso eu trouxe-te aqui um ramo de flores, será que queres ser a minha princesa?! – disse o Bart.
Kate não teve tempo para responder pois apareceu o Max com o seu bolo quentinho que lhe disse:
- Oi, eu sou o Max, já vi que és a Kate! Estou aqui com este bolo quentinho para te propor que sejas minha companheira, pois para mim, pareces uma deusa grega de tão bela que és!
-Olá Max, sim, o meu nome é Kate! Obrigada pelo bolo, cheira mesmo bem e parece delici…
Kate é interrompida por Diego que chega a cantar:

“Leoa tigresa, minha Deusa
Você m'enfeitiçou
Leoa tigresa, minha Deusa
Você me conquistou”

-Rapazes, adorei as vossas surpresas, mas infelizmente para vocês, eu já tenho um Leão, o Maurício! – Exclamou Kate.

Tal não é o espanto de todos quando o Maurício aparece. Maurício é o leão mais forte e antipático daquela selva, e os três leões ficaram cheios de medo quando Maurício disse:

-KATE!! O que vem a ser isto??!!
Kate ficou envergonhada e não sabia o que dizer, por isso respondeu:
-Ó meu querido Maurício, estes três leões vieram trazer-te umas surpresas, vê!

-Mas qual é a razão para me oferecerem isto? – Resmungou Maurício
-Porque adoramos a maneira como reina esta selva e queríamos agradecer. Por favor, aceite estas ofertas como prova da nossa gratidão. – Respondeu Max a tremer de medo.
-Sim senhor meus amigos vamos então comer o vosso bolo todos juntos! – disse Mauríco cheio de alegria.
-Vamos!! – gritaram todos em uníssono.

De repente ouve-se uma mulher gritar:

-BART, MAX, DIEGO E MAURÍCIO, venham cá imediatamente!!

Esta mulher chamou por eles gritando porque afinal estes quatro leões não passavam de quatro simples gatos, que tinham ido aos cds, ao forno e aos vasos da dona buscar supostos presentes para impressionar uma suposta leoa que mais não era do que uma boneca de peluche!"

Bruna do Carmo

Partilhar