""Doentes de ambulatóri​o de alguns hospitais são obrigados a ter urgências falsas."

Carta aberta do presidente da TEM - Associação Todos com a Esclerose Múltipla


Exmos Srs.
Ministro da Saúde
Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde
Secretário de Estado da Saúde
Deputados
c/c
Jornalistas


Braga, 12 de março de 2013

Os doentes de ambulatório de várias doenças e de vários hospitais, como por exemplo: Braga, Leiria, Ponte de Lima, são obrigados a ter urgências falsas quando os seus tratamentos coincidem com o fim de semana, feriados ou dias úteis depois das 16h. Isto deve-se ao facto dos hospitais de dia fecharem antes das 17h nos dias úteis e estarem fechados aos fins de semana e feriados. Por exemplo, um doente de Esclerose Múltipla com um surto tem obrigatoriamente de ser visto nas urgências no 1º dia, mas como provavelmente o tratamento dura cinco dias consecutivos, durante um período de 2h a 3h cada dia, de 24h em 24h, a probabilidade de ter de ir fazer os restantes tratamentos de ambulatório em episódios de urgência é bastante provável.

O que está aqui em causa são os recursos e gastos que os doentes de ambulatório estão a usar. No serviço de urgências, ocupam 2 enfermeiros (triagem e de ambulatório) e um médico que, de cada vez, tem de prescrever um ato médico, o respetivo tratamento e no final dar a respetiva alta. Bastava ocupar apenas um e um só enfermeiro no máximo 10 m.

Este processo burocrático é desnecessário (não é um novo episódio de urgência), é lento e dispendioso.

Sugerimos a eliminação da burocracia de um novo episódio de urgência, indo o doente diretamente para o tratamento no serviço de internamento ou no próprio serviço a que o doente está adstrito, ou prolongue-se o horário do hospital de dia.

Ficamos na expectativa que esta situação seja melhorada para bem dos doentes, do serviço de urgência e dos gastos.

Com os meus melhores cumprimentos,

O Presidente da Direção da TEM

Paulo Alexandre Pereira

Partilhar