Juventude Socialista de Guimarães pretende discutir a construção de uma rede de bicicletas para Guimarães

A Juventude Socialista de Guimarães pretende colocar a discussão da construção de uma rede ciclável na agenda política vimaranense. Tomar a iniciativa de implementar uma rede ciclável é uma medida ambientalmente sustentável, saudável, e financeiramente mais económica para os seus utilizadores, quando comparada com outros meios de transporte públicos ou privados. Por outro lado a implementação de uma rede ciclável é passível de garantir uma maior segurança de todos os ciclistas e diminuir o trânsito automóvel sobre as cidades.
A Juventude Socialista acredita na potencialidade das bicicletas e na atratividade do fenómeno. Com conforto, segurança, intermodalidade e condições físicas favoráveis é possível criar uma dinâmica de utilização da bicicleta nas periferias, das periferias para a cidade e no centro urbano, com evidentes vantagens para os utilizadores e para o meio ambiente. A Juventude Socialista pretende lançar na sociedade a discussão. Pretendemos que a sociedade civil, individualmente ou através de associações representativas do setor participem por forma a moldar uma proposta que sirva os interesses dos seus utilizadores e de Guimarães.
Neste sentido visitámos na passada quinta-feira a Associação Vimaranense para a Ecologia que tem vindo a trabalhar em propostas concretas em matéria de construção de uma rede ciclável em Guimarães. A iniciativa permitiu conhecer a Associação que nas palavras de José Cunha, o Presidente, tem um contributo importante para dar ao município nesta matéria.
Na próxima quinta-feira a Juventude Socialista, organizará uma conversa em torno da proposta de discussão que agora lança. António Mota Prego, que já foi Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães e um distinto militante do Partido Socialista, entusiasta do uso da bicicleta em Guimarães, moderará a discussão. O convite é aberto a todos os que pretendam participar e contará com a presença confirmada de diversos cidadãos que pretendem dar o contributo em torno desta matéria. Serão, ainda, convidadas a participar diversas associações do setor ciclável para que todos juntos seja possível discutir a possibilidade de construir uma rede ciclável em Guimarães. Quinta-feira, dia 14 de Março, pelas 21h30 no Café Cor de Tangerina.

O Presidente da Juventude Socialista

Luís Soares

Partilhar