Santa Casa de Vizela evoca hoje cem anos de vida

Veja o Programa Comemorativo



25 de Março: Comemoração do 100º aniversário com a participação de todas as Valências:

16h30- Cantar dos parabéns à SCMV pelos utentes da Institução, corte de bolo;

17h00 - Hastear das Bandeiras

17h15 - Eucaristia celebrada pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga;

18h00 - Benção do espaço Oratório na Unidade de Cuidados Continuados;

18h30 - Porto d' Honra aos convidados.

O programa Comemorativo é vasto e far-se-á ao longo do ano, mensalmente temos actividades agendadas pelo que oportunamente lhes daremos a conhecer.


A Santa Casa da Misericórdia de Vizela existe há 100 anos, a data de aniversário é em 25 de Março de 2013. No entanto, a sua história remonta 50 anos antes do seu nascimento, como fase embrionária.

A fundação do Hospital deve-se ao seu grande benemérito António Francisco Guimarães, natural de Moreira de Cónegos, que tendo passado a maior parte da sua vida no Brasil, aquando da sua morte foi dado a conhecer o seu testamento, e do legado coube uma parcela da sua fortuna, feita no Brasil, para a construção de um Hospital em Vizela, que servisse as populações dessa região e limítrofes.



Desde a sua morte à fundação do Hospital de Vizela, a história é arrevesada e cheia de pormenores interessantes, pois, per si, retratam também uma época, uma sociedade, um tempo histórico, dando, por isso, origem a um livro que será lançado a 25 de Maio deste ano, “Santa Casa da Misericórdia de Vizela, 100 anos”

Apesar da História da Misericórdia de Vizela ser longa, centenária, com grandes e importantes protagonistas, convém reter algumas datas que marcaram a criação ou nascimento de valências que gradualmente foram aparecendo no tempo, fazendo desta Instituição o que é hoje: uma referência social, económica, cultural e educativa.

Em 25 de Março de 1913 nasce a Misericórdia de Vizela com a fusão da Casa dos Pobres Dr. João Rocha dos Santos e Associação Vizelense de Beneficência;Em 1952 a Santa Casa da Misericórdia de Vizela passa a gerir o Hospital de Vizela, gerido até então pela Misericórdia de Guimarães; Em 1975, com as nacionalizações, o Hospital passou a ser administrado pelo Estado, durante alguns anos, tendo depois passado a albergar o Centro de Saúde de Vizela que se manteve até 1993, que nessa altura se juntou ao Posto Médico, ou seja, Serviços Sociais e de Assistência, sendo-nos entregue o edifício totalmente vazio e muito degradado, o que teve de receber muitas obras para continuar a ser devidamente utilizado.

Quanto às outras valências, nomeadamente as da primeira infância, surgem a partir de 1974, destinando-se ao acolhimento e educação de crianças a partir dos 3 meses até aos 5, 6 anos de idade. A valência Creche entrou em funcionamento ainda em 1974, destinando-se ao acolhimento e educação de crianças. Esta tem como população alvo crianças com idades compreendidas entre 4 meses e os 3 anos de idade, e dá resposta atualmente a 120 crianças. A valência Jardim de Infância apoia também 120 crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos, abrangendo o pré-escolar, dispondo de edifício próprio que funciona em pleno a partir de 1988. As Valências de apoio à 3ª Idade são mais recentes, 1999. Desde Julho desse ano que a SCMV presta serviços de apoio, atendimento e acolhimento a pessoas idosas: 50 idosos na valência Lar, 17 em centro de dia e 38 utentes recebem apoio domiciliário. A Misericórdia de Vizela dispõe, ainda, do lar privado para 32 utentes, dividido por 16 suites/apartamentos. Protocolada com a Segurança Social, desde 2005, a valência RSI – Rendimento Social de Inserção faz o acompanhamento de 100 agregados familiares, bem como a respectiva acção social no Concelho de Vizela.

A obra mais recente desta Instituição, e fazendo jus à sua história, é a Unidade de Cuidados Continuados Integrados, valência dedicada aos cuidados de saúde, pois foi sempre apanágio a luta pela reabertura do hospital por esta Provedoria, que conseguiu esse feito em Abril de 2011, data da sua inauguração.

Mais recentes, em 2012, foram criados outros serviços, pois a Misericórdia de Vizela celebrou um Protocolo de parceria com o Programa Alimentar de Vizela (PAV). Este Protocolo visa unir esforços das instituições vizelenses mais vocacionadas para este âmbito de atividade, para que consigamos, desde já, minorar as significativas carências e as dificuldades que muitas famílias vizelenses sofrem no seu quotidiano e que estão, hoje, em situação de eminente ou completa exclusão social. A Cantina Social é outro serviço que entrou em funcionamento em Junho de 2012, inserindo-se na rede Solidária das Cantinas Socias e constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Social, que tem como objetivo suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições. Ainda nesta área de serviços a Misericórdia gere o PCAAC- Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, a pedido da Segurança Social, com a incumbência de rececionar os géneros alimentares, enquanto polo e entidade mediadora, bem como referenciar, depois da respetiva avaliação, os beneficiários a integrar no referido Programa

Esta Instituição, Santa Casa da Misericórdia de Vizela, reveste-se, assim, de significativa importância no Concelho de Vizela, na atual conjuntura, também histórica socioeconómica, pela sua prestação de serviços, diferenciados pelas respetivas valências.Basicamente são estas as atividades que a Misericórdia desenvolve na comunidade vizelense que muito está a contribuir para abreviar o sofrimento das populações nestes tempos difíceis que atravessamos.

Assim, a Santa Casa da Misericórdia de Vizela é uma Instituição incontornável na ajuda a resolver minimamente os problemas, orientando e dirigindo os serviços que voluntariamente, e em parceria com outras entidades, nomeadamente a Câmara Municipal, Centros Paroquiais e Sociais, Cruz Vermelha Portuguesa, Escuteiros, Autoridades Civis e Religiosas locais, que, como se diz em cima, muito vão contribuindo para a amenizar o sofrimento das populações.

site Santa Casa da Misericórdia de Vizela



Partilhar