Vinho Verde na maior feira mais do que duplicou

O número de produtores de Vinho Verde que vão marcar presença na maior feira mundial de vinho, na Alemanha, de 24 a 26 de março, cresceu 67 por cento comparativamente com a edição de 2012. É a maior comitiva de sempre da região a participar na Prowein, composta por 30 agentes económicos, em representação de 163 marcas – no ano passado, foram 18 e 87 marcas. O objetivo é claro: aumentar as exportações para o mercado alemão, o maior consumidor europeu de Vinho Verde depois de Portugal. Em 2012, ano recorde de exportações – e vão 12 consecutivos –, a Alemanha importou quase sete milhões de euros de vinho produzido na região, o que representa 3,25 milhões de litros, mais 11 por cento do que em 2011.

A presença recorde no certame que anualmente se realiza em Dusseldorf é resultado da aposta na internacionalização que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) tem vindo a fazer há 12 anos, período durante o qual a produção vendida no exterior mais do que duplicou, passando de 15 por cento em 2001 para 37 por cento no final do ano anterior.

A participação de 30 produtores na Prowein “não surpreende” o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, para quem o crescimento exponencial em relação a 2012 se justifica pelo casamento de dois fatores. O primeiro está relacionado “com o interesse cada vez maior por parte dos vitivinicultores pela Alemanha, o quarto consumidor mundial de vinhos e, em termos do volume, o maior mercado mundial de importação de vinhos – no ano passado, os vinhos tranquilos portugueses exportaram mais 13 por cento”. O segundo prende-se com “a necessidade de fazer face à contração registada no mercado nacional, que vive dias difíceis”.

Acresce ainda o papel promocional da CVRVV nos mercados externos, nomeadamente naqueles que são considerados estratégicos, como os EUA, a Suíça, o Canadá, o Reino Unido e o Brasil. Até ao final do ano, 2,8 milhões de euros vão ser investidos em ações de promoção, com vista manter a trajetória de crescimento das exportações verificada na última década. A meta está traçada: chegar aos 50 por cento de vendas fora do país em 2020.
Só para a Alemanha, designadamente nas ações em Dusseldorf (Prowein), Munique, Dresden e Frankfurt, a CVRVV vai destinar uma verba de 300 mil euros em promoção, o mesmo investimento do que em 2012, ano do maior orçamento de sempre estabelecido no plano de marketing.

“Com o mercado português como está, o caminho é só um: crescer lá fora”, é perentório Manuel Pinheiro, decidido a reforçar o aumento sustentado das exportações, que dão aos Vinhos Verdes o estatuto de segunda região que mais vende para o exterior, logo a seguir ao Vinho do Porto.

A&D Serviços e Investimentos, Adega Cooperativa de Guimarães, Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Agri-Roncão, Armindo Fernandes, Casa Agrícola de Compostela, Casal do Paço Padreiro, Caves Campelo, Caves do Monte, Cooperativa Agrícola de Famalicão, Garantia das Quintas, Quinta da Pousada, Vinhos Norte, Casa de Oleiros, Casa da Tojeira, Mário Machado Marques, Provam, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta das Arcas, Quinta de Carapeços, Quinta da Gomariz, Quintas do Homem, SAVAM, Sociedade Agrícola Casa de Vila Nova, Sociedade Agrícola Casa de Vilacetinho, Sociedade Agrícola Casal de Ventozela, Sociedade de Agro-Turismo Quinta do Ferro, Taipagro e VERCOOPE são os 30 produtores presentes no stand do Vinho Verde na Alemanha.

Partilhar