Câmara apostada em recuperar caminho medieval que ligava Guimarães, Vizela e Porto


Dar um passeio pelo passado através do antigo caminho medieval que ligava Guimarães, Vizela e Porto. A ideia nasceu do projeto VIZELA CITTASLOW, que pretende recuperar alguns dos marcos históricos existentes na corda entre os três municípios.

Num convite lançado a um empresário de restauração de Tabuadelo, Florentino Cardoso - também apaixonado pela história medieval - lançou mãos à obra e convidou um grupo de habitantes locais para limparem o trajeto em causa, dentro do espaço vimaranense.

Neste momento, já é possível transitar no caminho medieval até ao início da freguesia de Infias, pelo que a Câmara Municipal de Vizela está já a delinear uma estratégia de trabalho para se recuperar o trajeto até ao Paço de Gominhães, apostando, assim, no caminho original que ligava Guimarães, Vizela e Porto.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, “uma das premissas do título que albergamos de CITTASLOW passa por recuperarmos a nossa história passada, através das artes, ofícios e marcos arquitetónicos. Este é um caminho de muita história, que ainda foi usado no século XX. Agora, pretendemos reabilitá-lo, fazendo dele mais um espaço de usufruto ao ar livre, em que os Vizelenses e Vimaranenses mais saudosos – que chegaram a transitar no local - possam recuperar memórias de um passado ainda presente”, conclui o Edil.

Partilhar