Escola CISAVE vence "Parlamento Europeu"

Escola Profissional CISAVE acaba de vencer a final da edição de 2013 do Parlamento Jovem Europeu, que teve lugar ontem, dia 19 de abril, na cidade suíça de Neuchâtel.

Tendo como tema “Multiculturalismo: a diversidade nos espaços públicos”, esta 5.ª edição do Parlamento Jovem Europeu teve início no passado dia 4 de abril com a realização da 1ª fase, na qual equipas de cinco escolas do concelho disputaram a representação de Guimarães em Neuchâtel.

O projeto tem como objetivo o reforço da cidadania europeia e replica o processo democrático europeu: as equipas participantes apresentam os seus projetos e medidas sobre o tema em discussão, seguindo-se um período de debate em que as equipas interpelam as demais apresentações e ideias, evidenciando as suas debilidades e virtudes. Após o debate, as equipas fazem uma ronda para reforçar as suas alegações finais após o que votam nas melhores apresentações, ideias e medidas. As apresentações e alegações são feitas em inglês.

A CISAVE disputou a final com as equipas selecionadas pelas cidades de Neuchâtel, Besançon (França) e Neuburg an der Donau (Alemanha), arrecadando o prémio de €1.000,00 destinado ao projeto vencedor.

Coordenada pela Dra. Marta Pacheco, professora de Inglês, a equipa de alunos do 11º ano da CISAVE era constituída por Vânia Castro, do curso de Turismo, e por Helena Cardoso, Flávia Carvalho e Jorge Silva, do curso de Comunicação.

Partilhar