Exposição "Anne Frank" no colégio de Vizela

O Colégio Vizela recebe nas suas instalações a exposição "Anne Frank: uma história para hoje". A exposição poderá ser visitada gratuitamente por escolas e todos os interessados até 17 de maio de 2013. A visita guiada conta com atividades educativas dirigidas as jovens e grupos escolares.


A exposição, patente no ano transato em mais de 150 cidades em todo mundo, dirige-se a quem não teve oportunidade de ainda realizar uma visita ao Museu Anne Frank House em Amesterdão. É constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank, nela se narra a vida de Anne tendo como pano de fundo a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto.

"Neste sentido, vimos, por este meio, convidar a comunidade Vizelense a visitar a muito especial exposição "Anne Frank: uma história para hoje".



Ninguém que visite esta exposição poderá passar por ela e esquecer o que o ódio racial pode fazer a uma sociedade.

Utilizando 34 painéis educativos, a exposição conta a história de Anne Frank através de uma linha temporal situando-se por um lado a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto e por outro a vida pessoal de Anne Frank. Desta forma os visitantes conseguem construir uma visão geral de como a história pessoal se relaciona com os eventos ocorridos a nível mundial.
A exposição narra a história de como a família Frank foge para Holanda deixando para trás a Alemanha Nazi e de como foi obrigada a esconder-se durante cerca de dois anos num “anexo secreto” nas traseiras de um edifício de escritórios. Narra-se também a história de como as pessoas os ajudaram assim como da outra família que se escondeu com eles. Conta-nos também o momento da traição que os conduz aos campos de concentração e à inapelável morte.
Os visitantes terão também a oportunidade de deixar uma mensagem que mostre a sua ligação a Anne e que servirá para construir uma corrente colorida que se ligará à exposição.

A exposição Anne Frank: uma história para hoje encontra-se em Portugal, circulando por várias cidades, integrada num mais amplo Projeto denominado Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente http://direitoshumanos.up.pt/ que será desenvolvido nos próximos anos junto dos jovens portugueses com a finalidade da construção de um pensamento crítico sobre Direitos Humanos, contando com o apoio de várias entidades e sponsors oficiais.

Relativamente à exposição: é propriedade da Anne Frank House-Amsterdão. A entidade coordenadora do projeto em Portugal é a Associação Internacional Intercultural Projects and Research, que está a trabalhar em parceria com a referida Anne Frank House, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Univ. do Porto, Amnistia Internacional Portugal, Instituto Paulo Freire Portugal, e Instituto Português da Juventude.O coordenador responsável do projeto e da Anne Frank House em Portugal (e Lusofonia) é Miguel Prata.

Sites ilustrativos da exposição:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=378896&tm=4&layout=122&visual=61
http://w3.memoshoa.pt/index.php/27-janeiro-2012/216-expo-anne-frank


Partilhar