"Promessas Vizelenses e a mitologia grega"

Na mitologia grega , Prometeu é um Titan, herói da cultura e um bom malandro, figura que lhe é creditada com a criação do homem do barro e com a do roubo do fogo para uso humano, um acto de progresso habilitado e civilizacional. Ficou conhecido pela sua inteligência extrema, e como campeão da humanidade. VITOR TÊ


O castigo de Prometeu como conseqüência do roubo é um dos temas mais mportante de sua mitologia, e é um tema popular de arte antiga e moderna. Zeus o rei dos deuses do Olimpo , condenou Prometeu para o tormento eterno pela sua transgressão. O Prometeu imortal estava preso a uma rocha, onde cada dia uma águia , o emblema de Zeus, era enviada para se alimentar do seu fígado que, então, voltava a crescer para ser comido novamente no dia seguinte. Nalgumas histórias, Prometeu é libertado do passado pelo herói Heracles ( Hércules ).

Noutro de seus mitos, Prometeu estabelece a forma de sacrifício animal praticado na antiga religião grega. Esta atividade religiosa, com praticas principalmente em Atenas, também esteve ligada a Atena e Hefesto, outras divindades gregas de habilidades criativas e tecnologicas.

Na Ocidental tradição clássica, Prometeu tornou-se uma figura que representava esforço humano, particularmente a busca de conhecimentos científicos tendo sido considerado na era romântica como encarnando o gênio solitário, cujos esforços para melhorar a existência humana transformavam-se em tragédia.

Por cá também temos quem encarnou Prometeu, quem prometeu tudo e nada fez.prometeu 2 hoteis, um na “casa do camarada Zé” e outro na Quinta do Poço Quente e nada.

Prometeu a criação de milhares de postos de trabalho com a implantação de mini hidricas e éolicas e nada.

Prometeu um concurso de ideias para a Praça da Republica e Jardim Manuel Faria e os concorrentes ficaram a ver navios e a Praça e o Jardim continuam na mesma.

Prometeu mais de 40 mil pessoas na concerto dos CARREIRAS e faltou-lhe o zero à frente do quatro.

Prometeu uma zona ribeirinha desde a Ponte Romana até à ponte da Cascalheira e ficou a meio.

Prometeu a introdução de arvores de fruto na paisagem urbana da cidade e só deu folha e lenha.

Prometeu o Hotel pronto para receber o campeonato da Europa de Mini Golfe com milhares de pessoas a visitar Vizela e nem as milhares de pessoas vieram e nem o hotel ficou pronto.

Prometeu as Termas de Vizela em pleno funcionamento com um balneário moderno e requalificado e nada, só remendos e velharias.

Prometeu presidencias abertas pelas freguesias e cansou-se no primeiro ano.

Prometeu criação de emprego e desenvolvimento economica mas acho que não sabe o que é isso.

Prometeu medalhas de ouro da cidade a quem não as quis.

Com tudo isto espero que o povo de Vizela lhe dê um castigo igual a Zeus, que lhe «coma o figado» nas proximas eleições autarquicas.

Partilhar