A eurodeputada Alda de Sousa visitou o mercado




A eurodeputada Alda de Sousa esteve hoje, dia 24, em Guimarães, no âmbito da divulgação do Plano de Emergência social (PES) proposto pelo Bloco que, entre outros pontos, defende a atualização do salário mínimo, um subsídio social de desemprego para os desempregados sem qualquer apoio e a criação de um cabaz social com 10 produtos essenciais com zero por cento de IVA.

Alda de Sousa, que esteve acompanhada por Pedro Soares e pelo cabeça de lista à Assembleia Municipal de Guimarães, Joaquim Teixeira, entre outros dirigentes locais do BE, começou por visitar durante a manhã o mercado de Guimarães onde, depois dos contactos com feirantes e utentes, referiu que “há um sentimento generalizado de que o país já não acredita neste Governo e cada vez mais se exige uma mudança e uma política alternativa de desenvolvimento económico, em vez desta austeridade que está a arruinar as famílias.”

À tarde, Alda de Sousa visitou a CASFIG, empresa municipal que gere o parque habitacional do município de Guimarães. Foi recebida pelo Presidente e outros membros do Conselho de Administração que expuseram a situação relativa à gestão das habitações sociais. Referiram que se fazem sentir com maior gravidade os efeitos da crise, nomeadamente com o crescimento do número de pedidos de apoio para acesso à habitação, bem como o número de incumprimentos que rondará cerca de 10 por cento. Porém, praticamente todos os casos de incumprimento estão identificados e a ser acompanhados, com estabelecimento de um plano de recuperação das rendas em atraso.

Amanhã, sábado, o Bloco terá outras iniciativas no âmbito do PES no distrito de Braga, culminando com um comício em Braga, junto às Arcadas (Av. Central), pelas 17 horas, com a presença da coordenadora do Bloco, Catarina Martins.

Partilhar