Capital Europeia do Desporto recebe Taça de Portugal

Enorme festa na cidade-berço (e em Lisboa): o Vitória de Guimarães conquistou a Taça de Portugal em futebol ao vencer esta tarde no Jamor o Benfica po 2-1.


Primeira Taça da história do clube vimaranense chegou com uma reviravolta na reta final do jogo. Benfica perdeu tudo o que havia para ganhar e Jorge Jesus continua sem cumprir o sonho no Jamor.

Muita euforia vimaranense, própria de quem conquistou a primeira Taça de Portugal do seu historial.
Depois de cinco finais perdidas, o Vitória conseguiu finalmente vencer a Taça de Portugal, graças a uma reviravolta entre os minutos 79 e 81, depois de largos minutos em que um apático Benfica não mostrou a garra e empenho que terão levado Jorge Jesus a dizer que esta seria, mesmo, uma época de sonho. É o segundo troféu profissional da história do clube de Guimarães, em 91 anos de história, depois da Supertaça de 1988.
Rui Vitória, de 43 anos, ergue o troféu depois de uma época marcada por dificuldades financeiras, que forçaram o treinador a reformular a equipa ao longo da temporada, recorrendo à formação B após ter perdido jogadores influentes no mercado de inverno. Jorge Jesus, por sua vez, volta a perder a final, depois de 2007.

Doze mil adeptos vitorianos deslocaram-se ao jamor entre eles o presidente do Clube, Júlio Mendes e o presidente da Câmara, António Magalhães, estes dois ao lado de Cavaco Silca. O presidente da República entregou a Taça de Portugal ao capitão Alex.
Milhares de adeptos acompanharam o jogo desde o Toural e vão espera agora que a Taça chegue a Guimarães transportada pelos seus briosos atletas.

Kanu foi o único jogador em campo que já vestiu a camisola do Futebol Clube de Vizela (emprestado pelo Sporting de Braga há duas épocas atrás) e o árbitro da final foi Jorge Sousa que dirigiu o Vizela-Vitória em jogo da II Liga que o Vizela venceu.
Parabéns Vitória de Guimarães pela conquista deste troféu.

(FOTO JN)

Partilhar