Chegou o primeiro cavalo para a Fanfarra da Associação “Família Peixoto”

O primeiro de dois cavalos brancos que esta instituição vai adquirir, já se encontra na sede da associação “Família Peixoto” e o ddV fez questão de ouvir o (chefe) Paulo Félix e responsável por este projeto arrojado da compra de dois equídeos para uma fanfarra, algo inédito na vida associativa vizelense.


ddV - De quem e como, nasceu a ideia de adquirir cavalos para a fanfarra?
PAULO FELIX - A ideia foi minha e nasceu pelo facto de querer inovar mais a fanfarra, aliás este é apenas um complemento entre outros que tenho em mente e que a seu tempo se implantarão.


- Inovar sempre é a palavra de ordem? 
- Sim. Temos de ser empreendedores, marcando a diferença, só assim poderemos estar nas melhores e maiores festas do país.
Paulo Félix, chefe da fanfarra, aprendendo a cavalgar, mas não irá montar nos desfiles

- Mas fica mais caro, as comissões de festas não reclamam preços?
- Os cavalos são uma alternativa. Se quiserem a fanfarra e as majoretes sem os cavalos também podem contratar. Mas as reações que temos recebido é que a maiori quer os cavalos também. O que é bom tem seu preço, mas também tem sempre outra recetividade.

- Tem havido muitos contratos?
- Se repararmos a fanfarra nasceu a 25 de junho de 2011 e já completou as 50 atuações e terá 75 até final deste ano, o que é de enaltecer. E se tudo corre bem, por quê parar?

- Onde são os estábulos para os cavalos?
- Na nova sede da associação. Lá temos espaço e condições, inclusive para crescer em vários aspetos e a também a responsabilidade de tirar o máximo partido da mesma. Foi, naturalmente, esse o desejo do município Vizelense quando nos cedeu as antigas escolas das Teixugueiras.

- Os elementos da fanfarra como receberam a notícia da colocação dos cavalos?
Presidente Anselmo Peixoto satisfeito com a iniciativa
- No início alguns colocaram algumas reticências, o que é natural dado ao número avultado de pessoas que compõe a estrutura, mas agora estão todos desejosos por ver como se vai sair.

- E os cavaleiros já estão escolhidos?
- Estão alguns e algumas a ter aulas como é o meu caso, mas na altura certa se verá quem serão os escolhidos e poderá passar também pela rotatividade.

- E o chefe da fanfarra não vai a cavalo?
- (Risos)Não embora gostaria, mas como deve entender tenho outras responsabilidades que não me permite, tenho de ter mobilidade fácil dentro de toda a estrutura, estou a aprender porque gosto e tenho de saber dominar para poder exigir.

- Quando será a estreia, e já existem muitas contratações para a fanfarra com os cavalos?
Cavalinho com casa nova em Vizela
- Será no mês de julho e temos, varias contratações tais como, festa dos motoristas em Felgueiras, marchas de Freamunde, procissão em Ponte de Lima, procissão em Tabuaço, marchas em Lousada, procissão em Bitarães-Paredes e procissão em Figueiras Lousada e neste momento estou a contactar com as comissões de festas onde vamos atuar este ano e a propor a presença dos equídeos.

- A crise que vivemos não vos assusta, sendo este investimento um pouco avultado?
- Não de todo, porque sei que este mercado funciona e funciona bem, fundamentalmente quando temos valor. Os tempos difíceis que vivemos só irão melhorar se todos nós trabalharmos mais e melhor.

- Para terminar gostaria de lhe perguntar se pensa em mais novidades, sendo uma pessoa empreendedora e arrojada como é reconhecido?
- Nos projetos em que me tenho envolvido procuro sempre dar o máximo de mim e ideias e projetos não faltam, mas tudo tem o seu tempo. Apenas prometo não ficar por aqui, embora o sucesso apenas aparece porque existe um coletivo unido, forte e determinado. É fácil trabalhar com quem aprecia o profissionalismo a inovação e o desenvolvimento, por isso a fanfarra e consequentemente a associação pode e deve crescer gradualmente. ddV



Partilhar