D. Manuel preside à 120ª grande peregrinação à Penha

O cardeal vimaranense D. Manuel Monteiro de Castro vai presidir, no dia 8 de setembro, à grandiosa peregrinação anual à Montanha da Penha, em Guimarães. O atual Penitenciário-Mor do Vaticano confirmou a sua presença na recente visita que realizou, com uma comitiva de colaboradores diretos no Vaticano, à estância e santuário.



«Quero dizer-lhes que já reservei a minha agenda, mesmo não sendo fácil pelos muitos afazeres, o dia 8 de setembro para estar na grande peregrinação à Senhora da Penha», anunciou, D. Manuel Monteiro de Castro aos responsáveis pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, no decurso daquela visita. O penitenciário-mor da Santa Sé respondeu, assim, favoravelmente ao convite formulado pela instituição para que presidisse à 120ª grandiosa peregrinação anual do Arciprestado de Guimarães e Vizela, que anualmente se realiza no segundo fim de semana de setembro. «Se Deus quiser, já tenho reservado esse dia para estar aqui convosco», concretizou o cardeal vimaranense.



«Recebi este convite com muito gosto e estarei aqui com muita alegria, mesmo que por vezes não seja fácil conciliar a disponibilidade com todos os afazeres, dado que a data coincide com o final de férias, altura em que há sempre muito trabalho a realizar no Vaticano. Farei um bocadinho de ginástica, mas virei à Penha com muito gosto», afirmou D. Manuel Monteiro de Castro.



Manifestando o seu contentamento, o juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, transmitiu ao cardeal vimaranense a «grande honra e satisfação» pela adesão ao convite. «A presença de D. Manuel Monteiro de Castro na 120ª grande peregrinação assinala um marco histórico para a Penha e, seguramente, um indelével marco de fé para toda a comunidade vimaranense, que reclama uma acrescida mobilização e responsabilidade, da qual saberemos estar à altura», considerou Roriz Mendes. O mesmo responsável acrescentou que, agora, «vamos trabalhar um programa especial e digno da presença de tão ilustre personalidade entre nós, em conjunto com outras instituições».



Manuel Monteiro de Castro, elevado a cardeal em fevereiro de 2012, com a função de penitenciário-mor do Vaticano, diplomata do Vaticano e atualmente à frente de um dos tribunais da Cúria Romana, deslocou-se, no passado sábado, à montanha da Penha para uma visita pessoal e informal com a maior parte dos seus mais diretos colaboradores, tendo sido recebido e conduzido pela direção da Irmandade da Penha aos locais mais emblemáticos da estância. A oportunidade serviu também para que a instituição pudesse mostrar à comitiva a história e a evolução do espaço sagrado e envolvente verde, que se carateriza pela sua beleza natural.



D. Manuel Monteiro de Castro, 75 anos, é natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães. Seguiu a carreira diplomática no Vaticano, tendo sido nomeado núncio em vários países, entre os quais Espanha, antes de ser chamado a Roma para assumir o cargo de secretário da Congregação para os Bispos, em 2009. Apesar da sua idade, o Papa Francisco continua a não prescindir dos seus serviços em Roma. Em abril de 2012, foi nomeado membro do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, da Congregação para as Causas dos Santos e da Congregação para os Bispos.


Partilhar