Faleceu neta da criadora do Pão de Ló de Vizela

Faleceu hoje com 91 anos de idade uma figura querida de Vizela e última neta da criadora do bolinhol coberto de Vizela.
Maria da Conceição da Silva Ferreira fazia parte da 3ª geração da família onde nasceu o bolinhol de Vizela. Foi a sua avó Joaquina Ferreira da Silva, a criadora do saboroso doce conhecido em todo o mundo, o Bolinhol coberto cuja receita tem vindo a ser passada de geração em geração e é a maiori referência gastronómica do concelho vizelense.


A sua criadora passou mais tarde o testemunho (o segredo da receita) para a sua filha Albina e marido Joaquim que viriam a vender na Delícia que inauguram em 1921.
Maria da Conceição, sua filha, aprendeu a sua profissão no seio da família.  Da 3ª geração da família criadora do bolinhol de Vizela sobrevive ainda  Maria Joaquina da Silva Ferreira, irmã mais nova de Maria da Conceição da Silva Ferreira.
Conceição Ferreira, ao emigrar para o Brasil, divulgou a receita do Bolinhol no Rio de Janeiro obtendo imenso sucesso.

Não teve dúvidas que o seu futuro estaria inexoravelmente ligado ao fabrico de doçaria.
Regressada a Portugal em 1965 (Cem anos após o nascimento de Joaquina Fereira da Silva), Maria da Conceição da Silva Ferreira inaugurou a Casa Kibom no ano de 1974 estando o seu irmão José Ribeiro Ferreira (um grande vulto de Vizela já falecido e com nome ligado à toponímia local, a rua José Ribeiro Ferreira onde estão sediados os estúdios da Rádio Vizela) à frente da casa Delícia ambas na rua principal de Vizela.

A confeitaria de Conceição Ferreira, a sua arte no fabrico do Bolinhol, foi destacada inúmeras vezes pelas televisões, jornais e revistas. Atualmente a Pastelaria que fundou é gerida pela sua filha Fátima Salgado.
Vizela perdeu hoje mais um das suas referências!

Partilhar