Marcelo Rebelo de Sousa de visita a Vizela

Santa Casa lançou livro comemorativo dos 100 anos. Marcelo Rebelo de Sousa na intervenção mais aguardada, manifestou agrado por estar em Vizela, dissertou sobre o papel das Misericórdias e IPSS no apoio a um País que classifica como Pais idoso e País Jovem com predominância para este último



Inserido no programa que serve para comemorar os 100 anos da fundação da Santa Casa, foi apresentado ontem e perante uma vasta plateia, o Livro “Misericórdia de Vizela 100 anos”. Coordenado pela diretora pedagógica da Santa Casa Prof Maria Manuela Guimarães que na sua intervenção agradeceu apoios e manifestou interesse em que a obra fosse continuada, mormente ao nível de uma pesquisa mais aprofundada.

A Dra Maria José Pacheco Com uma intervenção muito bem estruturada e recheada de elementos históricos relevantes para a fundação da Santa Casa mas também para a construção do presente de Vizela, nomeadamente a sua independência administrativa.

O Dr Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias, amigo e profundo conhecedor Da Santa Casa enalteceu o papel dos seus dirigentes com destaque para o seu Provedor. Marcelo Rebelo de Sousa na intervenção mais aguardada, manifestou agrado por estar em Vizela, dissertou sobre o papel das Misericórdias e IPSS no apoio a um País que classifica como Pais idoso e País Jovem com predominância para este último, que tendencialmente tende em esquecer os problemas do tal País mais idoso. Sobe a Santa Casa local, aproveitou para fazer vincar que só um povo com a alma e a noção do valor do sentido do coletivo como o de Vizela, permitiu que aqui fosse fundada uma Santa Casa, mesmo não sendo sede de município.

Dinis Costa, presidente da autarquia local, manifestou orgulho em liderar um Concelho que tem no seu seio uma Instituição com este valor e que desenvolve um papel de relevante interesse para a comunidade.
O presidente da Mesa Tem Gen Cipriano Alves e o Vice-provedor Américo Fernandes, simpaticamente agradeceram a presença de todos, prometeram mais eventos e lamentaram a ausência do Provedor Sr Domingos Pinheiro que esteve ausente por motivos de força maior.

JOSÉ BORGES

Partilhar