Projeto Rampa na Feira do Livro de Vizela

Apresentação da obra "Duas vidas Um destino" de Nuno Meireles


Sendo Vizela uma CittaSlow que defende muitos dos valores pelo qual, o Nuno Meireles, tem de passar devido às suas condicionantes físicas e motoras e porque, também, Vizela é um Concelho aderente ao Projeto RAMPA, projeto que precisamente trata de assuntos relacionados com a mobilidade e a adequação da realidade a todas as pessoas, tornando tudo mais acessível, seria de colaborar com o Nuno e comparecer na sua apresentação das suas obras aos Vizelenses, no próximo domingo dia 02 de junho de 2013 pelas 16h:00.

Penso que será oportuno e justo, poder ajudar, e fazer esta “homenagem” a alguém que viu nas dificuldades uma forma de vencer na vida.


Apresentação da obra "Duas vidas Um destino" de Nuno Meireles

Nuno Meireles, portador de paralisia cerebral, é autor de duas obras, ambas escritas com os pés: "A Vida e Eu", um romance autobiográfico, editado em dezembro de 2007 e "Duas vidas Um destino", um romance, publicado em janeiro de 2011.

Nuno Meireles nasceu em 1976, em Amarante, é formado em Engenharia Informática, Mestre em Sociologia e tem em curso dois projetos de grande importância: o Doutoramento e o seu próximo livro.

O livro “Duas vidas um Destino” relata a vida de dois jovens em idade pré-adulta, pertencentes a classes sociais completamente distintas, de zonas do país diferentes – Cascais e Valpaços. Devido a um acidente de viação, que deixa Igor paraplégico, este cruza-se na vida de Iola, tornando-se esta o pilar principal da sua vida. Para além das suas duas personagens principais, esta obra conta com outras personagens não menos importantes no desenrolar da estória, dando a esta um sabor ainda mais especial.

Depois das palestras e apresentação da obra poderá ocorrer uma sessão de autógrafos.
“Comprei este livro por mero acaso...
Como não posso passar diante de uma livraria sem entrar, aqui há tempos ao passar na Bertrand, não resisti e entrei. Comecei a dar uma vista de olhos, peguei neste livro e voltei a pousá-lo. Agarrei noutro livro da Rosa Lobato de Faria e aparece o meu marido, à espera que eu me decidisse para ir embora e para não aborrecê-lo mais com os meus vícios, voltei ao primeiro livro do qual apenas li a sinopse, percebi que era de um autor Português – ando virada para os nosso autores –, mas não perdi mais tempo, passei pela caixa e sai com os dois livros na mão, o meu marido abanando a cabeça com ar de quem já nem vislumbra salvação para mim....
Chegada a casa debrucei-me sobre a minha última compra e percebi que o autor – Nuno Meireles – é portador de paralisia cerebral e escreve com os pés.
Desde logo, senti uma grande admiração pela força e dedicação demonstrada.
Mais tarde, depois de iniciada a leitura do livro suspeitei ser uma edição de autor.
É de facto uma obra sem editora por trás, uma edição de autor à venda única e exclusivamente na lavraria onde o adquiri. Curioso o que o acaso faz....
Nota-se por alguns erros de impressão e umas 2 páginas repetidas que não teve o acompanhamento devido, mas abstraindo-me dos erros da edição, confesso que a história em si prendeu-me desde o início, embora tenha contudo alguns reparos a fazer em termos de estilo e escrita que, diga-se de passagem, já transmiti ao autor e escuso-me de o fazer aqui. Sendo um escritor amador, compreende-se que a sua escrita ainda esteja a amadurecer.
O acaso levou-me a comprar um livro do qual sem dúvida gostei e pelo caminho levou-me a conhecer uma pessoa determinada, corajosa e pela qual nutro agora uma profunda admiração pela dedicação, esforço, vontade de conseguir ir mais além. Uma força que fazia falta a muita gente, sem dúvida!”

Relato de http://oprazerdeler.blogs.sapo.pt/30045.html

Caso pretendam adquirir este livro, por favor visitam a página do autor (www.nunomeireles.net ), seria um prazer ajudar à compra de um exemplar que com certeza irá ajudar o autor.

Sinopse:

"Duas vidas, um destino" relata a vida de dois jovens em idade pré-adulta, pertencentes a classes sociais completamente distintas, de zonas do país diferentes - Cascais e Valpaços - e que devido a um acidente de viação deixa Igor paraplégico, cruza-se na vida de Iola onde esta se torna no pilar principal da sua vida.
Para além das suas duas personagens principais, esta obra conta com outras personagens não menos importantes no desenrolar da estória, dando a esta um sabor ainda mais especial.
"Duas vidas, um destino" é um romance bastante atual e abrangente, tocando em assuntos sensíveis da nossa sociedade, como é o caso da descriminação social não só por se ficar ou ser deficiente mas também por se ser mais pobre que os outros; da infidelidade, da sexualidade nas suas várias vertentes.
É sem dúvida uma obra que vai despertar o interesse do leitor do primeiro ao último parágrafo.

Este é o rosto de alguém que lutou muito para ser alguém no mundo da escrita, um rapaz simpático honesto nasceu em Dezembro de 1976 no Hospital de S. Gonçalo em Amarante e que em 2007 viu o seu sonho de escrever um livro ser realizado. Escrever um livro é uma coisa que quase toda a gente faz mas este homem não o faz de uma forma comum Nuno Meireles tem paralisia cerebral devido a um atraso no parto pois esteve 24horas para nascer, e por isso escreve com os pés, sim ouviram bem ele escreve com os pés, e já lançou um livro, e acabou de lançar o 2º há 1 ano , é um autêntico sucesso mas não por ter paralisia mas sim porque os seus livros valem a pena, vejam como o Nuno se orienta com os pés.
Eu estou a ler o seu 1º livro que se chama “ A vida e eu” e estou a adorar quanto mais leio mais quero ler, e aconselho vivamente a ler este livro que conta toda a vida do Nuno desde a história de como os seus pais se conheceram, até ao dia em que Nuno nasceu uma história muito bem escrita e que da vontade de ler , o 2º livro chama-se “Duas vidas, um destino” que relata a vida de 2 jovens de classes sociais completamente distintas de zonas distintas, Cascais e Valpaços e que devido a um acidente de viação uma das personagens o “Igor” fica paraplégico e cruza-se na vida de Iola que se vai tornar o pilar da sua vida. Se quiseram saber mais sobre este escritor ele tem um site na internet www.nunomeireles.net/ onde podem saber mais sobre ele , este que é um exemplo que nunca devemos desistir dos nosso sonhos, é licenciado em engenharia informática mas tal como ele diz sempre que a inspiração lhe permite é escritor, e chama-se Nuno Meireles, e é um grande homem. Fiquem agora com as capas dos seus 2 livros.

4 de março de 2012 por Catarina Castro in http://mundocompletogeo11.blogspot.com/
Nuno Meireles, portador de paralisia cerebral, está a concluir um mestrado em sociologia e apresenta hoje um romance que escreveu com os dedos dos pés.
“O mestrado [na Faculdade de Letras da Universidade do Porto] e o livro são a concretização de sonhos antigos. Foram desafios que venci”, afirmou à Lusa, orgulhoso.
Um problema no parto transmitiu a Nuno Meireles, de 34 anos, uma deficiência física profunda que o impede de escrever com as mãos. Apesar das limitações físicas, desde criança manifestou a sua inteligência e o seu inconformismo, desenvolvendo a faculdade de usar os pés para escrever.
Amarante, 15 jan (Lusa) in http://www.google.com/hostednews/
Portador de paralisia cerebral apresenta livro que escreveu com os pés
APNEN, colaborando na divulgação desta matéria: 17/01/2011
Nuno Meireles, portador de paralisia cerebral, está a concluir um mestrado em sociologia e apresenta hoje um romance que escreveu com os dedos dos pés.
“O mestrado [na Faculdade de Letras da Universidade do Porto] e o livro são a concretização de sonhos antigos. Foram desafios que venci”, afirmou à Lusa, Nuno Meireles, portador de paralisia cerebral, que apresenta hoje um romance que escreveu com os dedos dos pés.
Um problema no parto transmitiu a Nuno Meireles, de 34 anos, uma deficiência física profunda que o impede de escrever com as mãos. Apesar das limitações físicas, desde criança manifestou a sua inteligência e o seu inconformismo, desenvolvendo a faculdade de usar os pés para escrever.
Inicialmente, aprendeu a usar um lápis ou uma esferográfica para obter bons resultados. Mais tarde, adaptou-se ao teclado de uma máquina de escrever, que chegou a usar na escola primária, evoluindo depois para o computador.
Atualmente, sentado numa cadeira de rodas, utiliza o computador para estudar e comunicar com os amigos através da Internet, compensando as limitações de mobilidade.
O gosto pela leitura levou-o a escrever o seu primeiro livro em 2007, uma autobiografia intitulada “A Vida e eu”.
“Eu sempre gostei de ler e escrever. Depois de escrever o primeiro, não queria ficar por aí”, disse à Lusa, referindo-se ao segundo livro, um romance com mais de 400 páginas, escrito ao longo de um ano, intitulado “Duas vidas. Um destino”. “É a história de duas pessoas, uma de classe mais pobre e outra de classe mais abastada”, explicou.
“Se tem asas para voar que voe até ao infinito”

O percurso de vida e o inconformismo de Nuno Meireles manifestam-se também na licenciatura em engenharia informática concluída em 2007 no Politécnico do Porto. “Se tem asas para voar que voe até ao infinito”, comentou à Lusa a mãe do Nuno, que o acompanha em quase tudo.
“Passou muitas noites sem dormir e sempre o acompanhei nesses momentos”, afirmou Rosa Maria Meireles. Ao lado do filho, que a ouvia atentamente, foi dizendo que “cada degrau que vai passando vai-se sentindo enriquecida”. “O meu filho foi sempre um lutador. Atendendo às dificuldades do Nuno, a felicidade quando se licenciou foi maior”, acrescentou.
Nuno Meireles fala com muita dificuldade devido à paralisia cerebral que sofreu à nascença. As suas palavras são de difícil compreensão mas o seu olhar e o sorriso são expressivos.
Com esforço, disse à Lusa que a sua licenciatura exigiu “muita dedicação”. “Foi complicado, mas já está”, comentou com uma expressão de felicidade.
Apesar da sua formação académica, não tem sido possível encontrar emprego. As promessas têm surgido, mas nenhuma até hoje foi concretizada.
Pode visualizar o vídeo em:
http://aeiou.expresso.pt/portador-de-paralisia-cerebral-apresenta-livro-que-escreveu-com-os-pes=f626204
Fonte: Expresso online
http://gritodemudanca.blogspot.com/2011/01/portador-de-paralisia-cerebral.html 16/01/2011
Postado por Carlos Alberto Raugust APNEN de NOVA ODESSA

Partilhar