Democracia participativa no Concelho de Vizela.

A associação Vizela Imaginactiva em conjunto com a Fundação Jorge Antunes está a organizar um projeto de democracia participativa no Concelho de Vizela.


READY, STEADY, CHANGE É um projeto cujo objetivo geral é capacitar e potenciar a participação democrática a nível local e regional da comunidade jovem de Vizela e Avilés (Asturias)

Dezasseis jovens de Espanha e Portugal entre 16 e 30 anos integrarão um PROCESSO INOVADOR DE PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA TOMA DE DECISOES A NIVEL LOCAL.

Na sua localidade e durante 11 meses, os grupos de jovens serão capacitados como MEDIADORES EM PARTICIPAÇÃO. Através métodos de aprendizagem não formal os jovens irão desenvolver metodologias para a recolha de opiniões de outros jovens dos seus GRUPOS DE REFERÊNCIA, apresentando-as junto das autoridades locais como propostas de intervenção local sobre um tema de interesse social.

Depois deste processo, os 16 jovens irão reunir-se durante 5 dias em Avilés (Espanha) junto com um responsável das autoridades locais de cada cidade de modo a avaliar o processo de participação, extraindo daí as conclusões e recolhendo exemplos de boas práticas. Deste encontro resultará a elaboração de uma CARTA DE RECOMENDAÇÕES de processos de participação juvenil a nível local.

A última fase do projeto consistirá na divulgação e difusão da carta num processo de negociação com as autoridades locais, onde, inspiradas nestas recomendações, se espera a criação e/ou melhoria das estruturas de participação juvenil a nível local.

Se alguém jovem estiver interessado em participar no projecto, poderá ter mais informações através do numero 964368634 ou do email Vizelaimaginactiva@gmail.com.

Partilhar