Ex-combatentes da India na Avicella

A Avicella retoma este mês a tertúlia "Vidas que também são nossas", que terá lugar no dia 22 de Junho, pelas 21 horas, na Casa das Colectividades. Sob o mote "Vizela na Índia Portuguesa" estarão à conversa três vizelenses: António Campelos, José Maria Machado e Manuel da Silva Pacheco.



Em Dezembro de 1961, o Estado Português da Índia (composto pelos territórios de Goa, Damão e Diu) foi invadido e anexado pela União Indiana. Face à desproporção das forças em presença, os militares portugueses renderam-se, contra a vontade de Salazar que pretendia que resistissem até à morte. Viveram a seguir um calvário de mais de quatro meses em campos de concentração, abandonados e proscritos pelo regime.

Entre estes militares havia vários vizelenses. Reunimos alguns para nos contarem as suas experiências e assim preservarmos a memória deste importante episódio da nossa história recente".

A Avicella retoma este mês a tertúlia "Vidas que também são nossas", que terá lugar no dia 22 de Junho, pelas 21:00 horas, na Casa das Colectividades.
Sob o mote "Vizela na Índia Portuguesa" teremos à conversa três vizelenses: António Campelos, José Maria Machado e Manuel da Silva Pacheco.

Contamos, como é habitual, com a vossa preciosa colaboração na divulgação desta actividade e, claro está, com a vossa agradável presença.

Partilhar