Via VizelaImaginactiva apresenta READY, STEADY, CHANGE!

"Os dois últimos anos têm sido de uma produção de trabalho e projetos a nível de juventude nunca visto em Vizela."


Os dois últimos anos têm sido de uma produção de trabalho e projetos a nível de juventude nunca visto em Vizela.

Após o desenvolvimento pela autarquia dos projetos europeus Rendez-vous Cultural e Ensemble, 2013 surge com 2 projetos europeus, planeados, elaborados e submetidos por associações juvenis e grupos informais de jovens vizelenses, o que prova a efetiva disseminação do programa europeu juventude em ação e capacitação dos agentes locais juvenis!

Numa altura em que o projeto HighTech4Nature, do grupo informal de jovens vizelense Baiciência já se encontra em desenvolvimento, eis que surge em grade força um novo projeto de participação democrática juvenil da responsabilidade da Associação Juvenil Via Vizela ImaginActiva denominado READY, STEADY, CHANGE e que será desenvolvido em parceria com a Fundação Jorge Antunes.

READY, STEADY, CHANGE terá a sua apresentação oficial na próxima segunda-feira, dia 01 de julho, às 21:30 no Espaço Jovem de Vizela.

READY, STEADY, CHANGE é um projeto cujo objetivo geral é capacitar e potenciar a participação democrática a nível local e regional da comunidade jovem de Vizela e Avilés (Asturias).

Dezasseis jovens de Espanha e Portugal entre 16 e 30 anos integrarão um PROCESSO INOVADOR DE PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA TOMA DE DECISOES A NIVEL LOCAL.

Na sua localidade e durante 11 meses, os grupos de jovens serão capacitados como MEDIADORES EM PARTICIPAÇÃO. Através métodos de aprendizagem não formal os jovens irão desenvolver metodologias para a recolha de opiniões de outros jovens dos seus GRUPOS DE REFERÊNCIA, apresentando-as junto das autoridades locais como propostas de intervenção local sobre um tema de interesse social.
Depois deste processo, os 16 jovens irão reunir-se durante 5 dias em Avilés (Espanha) junto com um responsável das autoridades locais de cada cidade de modo a avaliar o processo de participação, extraindo daí as conclusões e recolhendo exemplos de boas práticas. Deste encontro resultará a elaboração de uma CARTA DE RECOMENDAÇÕES de processos de participação juvenil a nível local.
A última fase do projeto consistirá na divulgação e difusão da carta num processo de negociação com as autoridades locais, onde, inspiradas nestas recomendações, se espera a criação e/ou melhoria das estruturas de participação juvenil a nível local.

Se alguém jovem estiver interessado em participar no projeto, poderá ter mais informações através do numero 964368634 ou do email Vizelaimaginactiva@gmail.com.J

Partilhar