Visita à maior região demarcada do país de vinho verde


Uma comitiva de oito jornalistas especializados em vinhos dos EUA e do Canadá vai visitar, de 24 a 28 de junho, a região dos Vinhos Verdes. A ação, promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), está englobada na forte aposta de promoção prevista para 2013, ano em que a CVRVV prevê investir cerca de três milhões de euros. O objetivo da visita é apresentar aos profissionais norte-americanos e canadianos as condições de produção de um vinho único no Mundo e dar a conhecer a maior região demarcada portuguesa. Os mercados dos EUA e do Canadá representam 12 milhões de euros em vendas.

Em 2012, as exportações para os EUA cresceram 14 por cento, num mercado que representou 8,9 milhões de euros e quatro milhões de litros exportados. Para o Canadá, o crescimento atingiu os 18%, ou seja, mais meio milhão de euros do que em 2011. No total, o volume de negócios com aquele país do continente americano chegou aos 3,2 milhões de euros, o que equivale a um milhão de litros.

O programa da visita, com a duração de cinco dias, inclui um jantar de boas-vindas no BB Gourmet, dia 24, com degustação de Vinhos Verdes. O dia seguinte começa com uma visita à sede da CVRVV, a que se segue as visitas à Quinta da Aveleda e Quinta da Lixa. Para o fim do dia, está prevista uma viagem a bordo do balão de ar quente do Vinho Verde.
Já na quarta-feira, dia 26, os jornalistas americanos e canadianos vão participar numa prova de Vinhos Verdes selecionados de Monção e Melgaço, no Paço do Alvarinho. Seguem, depois, para a quinta de Anselmo Mendes e, ao fim da tarde, visitam as Quintas de Melgaço. Na quinta-feira, dia 27, rumam aos Arcos de Valdevez e a Santo Tirso, para visitas à Aphros e à Quinta de Gomariz, respetivamente. A visita termina com um jantar na Vinhos Norte, em Fafe.

JORGE QUEIRÓS

Partilhar