Deputados do CDS-PP preocupados com modernização da Linha do Minho

Os deputados do CDS-PP Altino Bessa (Braga) e Abel Baptista (Viana do Castelo) enviaram ao Ministério da Economia um conjunto de questões sobre a modernização da Linha do Minho.



Face ao veiculado na comunicação social de que a linha será modernizada até 2014, sendo que o investimento previsto é de 112 milhões de euros, fruto da reprogramação de fundos comunitários já aprovados por Bruxelas e que, tanto quanto se sabe, o investimento consiste essencialmente na eletrificação e modernização da linha do Minho, utilizada para a ligação internacional – Porto/Vigo, os deputados democratas-cristãos querem saber se, considerando que, este é um investimento de vital importância para a região, com a capacidade de reanimar o mercado transfronteiriço, o ministro confirma estas notícias e estes valores.


“Sabendo nós que o projeto contempla a modernização no eixo Nine, Viana do Castelo e Valença, mas tendo, também nós, noção que há vários tipo de intervenção no âmbito da modernização, perguntamos-lhe se estamos a falar apenas de eletrificação, ou se há também verba para aposta no material circulante?”, perguntam no documento, solicitando, de seguida, se foi feito, por parte do Ministério, algum estudo que possa demonstrar qual o impacto da intervenção nos concelhos de Braga, Famalicão e Barcelos.

No documento, os deputados do CDS-PP querem também saber qual a totalidade de cidades envolvidas na intervenção e quais os troços que vão ser eletrificados e qual o prazo para concretização da intervenção.



A Linha do Minho é uma ligação ferroviária, que une as cidades do Porto e Valença, em Portugal. Foi inaugurada em 6 de agosto de 1882, com a chegada a Valença, tendo o troço entre esta estação e Monção sido aberto à exploração em 15 de Julho de 1915 e encerrado a 31 de dezembro de 1989.

Partilhar