Tempo quente até segunda-feira

O tempo quente, com temperaturas acima dos 40 graus, provocado por um anticiclone sobre as ilhas britânicas, deverá manter-se pelo menos até segunda-feira


"Para os próximos dias, a situação de tempo quente vai manter-se com céu pouco nublado ou limpo (...). As temperaturas vão manter-se altas acima dos 35 graus Celsius na generalidade do território e mesmo acima dos 40 graus nas regiões do interior centro e sul e até nalgumas regiões do litoral como Lisboa", disse.

O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que as altas temperaturas que estão a afetar o país estão a ser provocadas por uma massa de ar quente transportada de leste na circulação de um anticiclone que afetará o Atlântico Norte desde a região oeste dos Açores até às ilhas britânicas.

Ricardo Tavares adiantou que o tempo quente deverá manter-se pelo menos até segunda-feira, dia em que se prevê uma ligeira descida da temperatura.

"As temperaturas mínimas vão manter-se acima dos 20 graus. No início da próxima semana vai verificar-se uma pequena descida da temperatura, mas ainda serão altas até meio da semana", disse.

O meteorologista sublinhou que, por causa do calor, o IPMA colocou a partir desta sexta-feira e até ao final do dia de domingo onze distritos sob laranja, o segundo mais grave de uma escala de cinco.

Partilhar