Todos por uma causa

“TODOS POR UMA CAUSA”, organizado pelo ALECRIM – Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, no próximo dia 19 de Julho, com início às 09h00 nas Pistas Gémeos Castro, em Guimarães.




«No presente ano de 2013, Guimarães é a Cidade Europeia do Desporto. Neste sentido, quisemos direccionar um dia de actividades desportivas para indivíduos com deficiência. Diversão, criatividade e originalidade são fundamentais, uma vez que acontecerão várias actividades, as quais designamos de ateliês, onde os utentes experimentarão sensações, saberes e aprendizagens. Cada ateliê, num total de 5, terá a duração de 30 minutos e acontecerá 2 vezes, para permitir que os utentes tenham oportunidade de experimentarem mais do que 1 ateliê.


Para os utentes dependentes haverá a possibilidade de usufruírem do spot “relaxamento activo”, um espaço com recursos humanos e materiais, direccionado para o relaxamento e bem-estar.


Para além das actividades direccionadas para os utentes durante a manhã, na parte da tarde, para além de uma actividade conjunta com os utentes de todas as Instituições participantes, decorrerão conferências para os técnicos, familiares e público em geral, visando a troca de experiências e a apresentação à comunidade do Alecrim. É de salientar que da parte da tarde teremos como convidado principal o Professor Álvaro Cidrais, mestre em Geografia Humana e Desenvolvimento Regional, com especialidade em Marketing Territorial, docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa nas cadeiras de Ambiente e Sustentabilidade, Geografia e Cidade e Território. É formador, gestor de projectos e consultor de comunicação e de desenvolvimento regional.



PROGRAMA

9h00 – recepção e distribuição dos utentes pelos ateliês

10h00 – início das actividades

10h30 – 11h00 – redistribuição dos utentes

12h00 – “Cadeiras Dançantes”: actuação do grupo de dança

13h00 – Pausa para piquenique

14h30 – início das conferências e tertúlias (paralelamente decorrerá, para os utentes, uma actividade “Surpresa” que marcará a sua participação no 1º “TODOS POR UMA CAUSA” – sendo que a própria instituição deve destacar um acompanhante)

17h30 – encerramento do 1º “Todos por uma causa”



Relembramos que se trata de um dia, que ainda que direccionado para indivíduos portadores de deficiência, pode direccionar-se para cada um de nós, ou dos nossos, e servir para conhecermos realidades diferentes, muito ricas emocionalmente e com as quais poderemos aprender bastante.

Partilhar