Tratado de Tagilde (Vizela) faz hoje 641 anos

Faz hoje 641 anos a mais antiga aliança militar do mundo!


«Situado na freguesia de Tagilde, na Rua do Tratado de Tagilde, encontrámos o Monumento Evocativo da Aliança Portugal - Inglaterra. Este importante tratado foi celebrado entre o rei D. Fernando (o Formoso) e os representantes do Duque de Lencastre (filho de Eduardo III de Inglaterra), que casou em 1369 com Constança, filha de Pedro I de Castela, e por isso considerava-se herdeiro do trono de Castela. Este acordo, assinado a 10 de Julho de 1372, constituiu o primeiro instrumento jurídico de tratado de aliança entre Portugal e a Inglaterra. Nesse pacto, Portugal tomava partido pela Inglaterra contra Henrique II de Castela e os seus aliados franceses. Na génese deste processo, esteve a Guerra dos Cem Anos (1339 a 1453) entre a França e a Inglaterra, vendo-se esta última obrigada a procurar aliados em Castela, Aragão e Portugal.

(in História de Portugal – José Hermano Saraiva – Selecções Readers Digest)

Este monumento de imponência granítica, encontra-se erigido na freguesia desde o ano de 1953, junto à Igreja Paroquial de S. Salvador de Tagilde. Obelisco evocativo do Tratado de Tagilde, simboliza a mais antiga aliança militar que perdura no mundo.

O Tratado foi firmado na véspera da festa de S. Bento das Pêras, romaria que tem lugar na freguesia nos dias 10 e 11 de Julho, e que ainda hoje junta milhares de pessoas, quer do concelho de Vizela, quer dos concelhos vizinhos.

TEXTO DO TRATADO DE TAGILDE

«Em nome de Deus amen. Sabham quamtos esta carta de perduravel firmidoem virem como na Era de mil quatrocentos e dez annos convem a saber dez dias do mes de julho na Egreja de Sam Salvador de Taagilde de Arcebispado do Bragaa stando hi presentes o muito alto e mui nobre dom Fernando pela graça de Deos Rey de portugal e do Algarve E Joham fernandez Andeyro cavaleyro e Roger hoor scudeiro mesegeiros e procuradores do muito alto e mui nobre dom Joham per essa meesma graça Rey de Castela e de leon e duc de Lencastre e outrosy mesegeiros e procuradores da muita alta e mui nobre Senhora Reynha dona Costãça sua molher per huma procuraçom dos ditos Senhores Rey e Reynha de Castela da qual o teor adeante scripto… o dito senhor Rey de portugal em Seu nome e da muita alta e mui nobre Senhora Reynha dona leonor sua molher e de todos seus sucessores e herdeiros e os ditos procuradores Joham fernandez e Roger hoor em nome dos ditos Senhores Rey dom Joham e Reynha de Castela e de todos seus sucessores e herdeiros per poder da dita procuraçom firmarom antre sy amizades e lianças pera senpre valedoiras na maneira que se segue: Primeiramente prometerom que serom prouguelhis e outorgarom que fossem boons leaaes fieles e uerdadeiros amigos pera senpre e que se amassem bem e uerdadeiramente e que em nenhuum tenpo non fossem huum contra o outro nem contra seus Regnos e sucessores e herdeiros per sy nem per outrem e que cadahuum deles fezesse todo seu poder pra arredar dapno contra e desfazimento do outro.Item prometerom…»

In Texto do Tratado de Tagilde - Maria José Pacheco “Avicella – Antologia sobre Vizela e seu Termo”, 1984.

Partilhar