Arquiteto motard da Câmara de Vizela corre Europa

Vai a meio a aventura em duas rodas protagonizada por uma dupla de motards portuguesa. Foi há precisamente 12 dias que Abel Cardoso, arquitecto de 43 anos da Câmara Municipal de Vizela (autor do memorial aos Dadores de Sangue na rotunda da avenida Abade de Tagilde-Vizela), e Victor Vilaça, professor de 62 anos, partiram do Largo do Toural, em Guimarães, em duas Harley Davidson, à conquista de sete outras cidades que também assumem o título de Cidade Europeia do Desporto em 2013.


O roteiro tem uma extensão aproximada de 6.500 quilómetros, sendo que, neste momento, a dupla de motards encontram-se em Itália, a caminho de Reggio Calábria, onde esperam chegar durante a tarde de hoje, sábado, 10 de agosto.


Dupla está a percorrer sete das Cidades Europeias do Desporto em 2013. Aventura de 6.500 quilómetros chega ao fim dia 18 com receção calorosa


Para trás já ficaram centenas de quilómetros de estrada, as planícies da Rioja, em Espanha, os Pirenéus e as regiões altas de Languedoc-Roussillon, em França, os Alpes da Provença e a província de Piemonte, em Itália. Ao longo deste exigente percurso, Abel Cardoso e Victor Vilaça visitaram três Cidades Europeias do Desporto: Alba, Modena e Cremona. O traçado da aventura impõe, ainda, a passagem pelo estreito de Messina e de Bonifácio, a bordo de um ferry, rumo às três cidades espanholas que este ano ostentam este título atribuído ACES Europe. São elas, pela referida ordem, Castelldefels (13 de agosto), Lorca (15 de agosto) e Estepona (16 de agosto).


Receção calorosa para saudar conquistadores a 18 de agosto

Os motards portugueses têm como “missão” levar a alma vimaranense a estes locais, deixando, em cada cidade, um kit de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013, em jeito de oferenda. O regresso à cidade berço está previsto para o final da tarde de 18 de agosto, estando a ser preparada uma receção calorosa no Espaço Guimarães.


Desde 2006, que esta dupla de aventureiros se dedica à exploração do mundo, sempre com o propósito de percorrer o património português espalhado pelo globo. Ouadane (Mauritânia), Muscat (Sultanato de Omã), Cabo Bojador (Sahara Ocidental) ou Maribor (Eslovénia) foram apenas alguns dos locais já visitados no âmbito deste projeto, que se intitula “Alma dos Lugares”, às quais se juntará, a partir de agora, grande parte dos locais que, em 2013, ostentaram o título de Cidade Europeia do Desporto – com exceção de Pitesti (Roménia) e de Lisburn (Irlanda do Norte).
Abel Cardoso já tem viajado na sua moto por outros pontos longínquos do mundo.

Partilhar