"Câmara denuncia atentados ambientais contra Rio Vizela"

«Segundo foi possível apurar, foram identificadas duas EMPRESAS POLUIDORAS, uma delas, sediada na Rua dos Porinhos, Arões, concelho de Fafe e uma outra sediada no Lugar da Bouça, Vila Fria, concelho de Felgueiras».




COMUNICADO DA CMV:
«A Câmara Municipal de Vizela tem vindo a trabalhar para devolver o Rio Vizela à Cidade. A Zona Ribeirinha, o Campo de Mini e Petergolfe e os melhoramentos ocorridos no Parque das Termas são exemplo disso. As descargas poluentes que o rio tem sofrido não passam ao lado do Município que, com o apoio da Águas do Noroeste e da Associação de Mergulho e Atividades Subaquáticas (AMAS), tem vindo a trabalhar para melhorar a qualidade da água do Rio Vizela».

Desde há um ano a esta parte que a Câmara de Vizela tem vindo a denunciar junto das entidades competentes, nomeadamente do então Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, do Ministério da Economia e do Emprego, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da ex-Administração da Região Hidrográfica do Norte, da GNR/SEPNA e das Câmaras Municipais envolvidas, nomeadamente a Câmara Municipal de Felgueiras e a Câmara Municipal de Fafe, descargas ilegais que têm posto em causa a qualidade da água do rio. Segundo foi possível apurar, foram identificadas duas empresas, uma delas, sediada na Rua dos Porinhos, Arões, concelho de Fafe e uma outra sediada no Lugar da Bouça, Vila Fria, concelho de Felgueiras.

Pontualmente, o rio apresenta tonalidade avermelhada e quando tal acontece são efetuadas denúncias junto do SEPNA para que averigue a proveniência da descarga.

Das denúncias efetuadas, a Agência Portuguesa do Ambiente comunicou, entretanto, ao Município, que foram recolhidas amostras, pela própria APA e pelo SEPNA, junto da fonte poluidora localizada no concelho de Fafe, encontrando-se, de momento, o Município aguardar os resultados definitivos. Quanto à fonte poluidora localizada no concelho de Felgueiras, foi comunicado pela APA à empresa que esta deverá cessar de imediato a rejeição de águas residuais provenientes da instalação industrial nos recursos hídricos, uma vez que não são titulares do competente título de utilização dos recursos hídricos, nos termos da lei, nem asseguram o tratamento adequado dos efluentes.

A APA enquanto entidade licenciadora das utilizações dos recursos hídricos, e em estreita colaboração com o SEPNA, irá continuar a acompanhar estas situações. O município de Vizela está também atento a esta e a outras situações que possam ocorrer e continuará a trabalhar junto das entidades competentes a fim de se verem eliminados, definitivamente, os focos poluidores do Rio Vizela, que colocam em causa todo o investimento realizado na envolvente do rio.

Por último, e não menos importante, o Município de Vizela apela ao bom senso dos proprietários das várias empresas que se encontram sediadas nas margens do rio para que não façam descargas ilegais.

Partilhar