Comunicado da Coligação PSD/CDS "Vizela - Quinze anos de derrocada socialista”


------
COMUNICADOS
3 de agosto 2013

“Vizela - Quinze anos de derrocada socialista”

1. De acordo com um estudo universitário independente sobre a qualidade de vida nos municípios que compõem Portugal continental, promovido pelo Observatório Para o Desenvolvimento Económico e Social, da Universidade da Beira Interior, publicado em 2007, o concelho de Vizela integrava a 112.º posição (em 278 possíveis) do Ranking de Bem-Estar e Qualidade de Vida.

2. Apesar de apenas publicado em 2007, aquela Tabela teve como base de dados fundamental o Anuário Estatístico publicado pelo Instituto Nacional de Estatística referente ao ano de 2004.

3. Posteriormente, em 2009, a mesma entidade promoveu idêntico estudo científico, também acerca do bem-estar e qualidade de vida nos municípios de Portugal continental, desta vez tendo como base de dados fundamental o Anuário Estatístico publicado pelo Instituto Nacional de Estatística referente ao ano de 2006.

4. Desta vez, e de acordo com aquela lista o nosso Município ocupava já a posição 208.º.

5. Recentemente, em 2012, e ainda por aquela unidade de investigação, foi já tornado público o resultado do mais recente estudo sobre a qualidade de vida dos municípios portugueses, incluindo já os concelhos da Madeira e Açores, cujos dados utilizados na análise se referem aos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística relativamente ao ano de 2010.

6. Neste último estudo levado a cabo Observatório Para o Desenvolvimento Económico e Social, da Universidade da Beira Interior, o município de Vizela aparece já na 297.º posição (de um total de 308 municípios).

7. Isto é, aparece em 12.º lugar a contar do fim da Tabela!

8. Significa isto que o reinado socialista da Câmara Municipal de Vizela, em cerca de 7 anos (2004 a 2010, inclusive), lançou o nosso concelho da posição 112.º para a posição 297.º, do Ranking de Municípios com Melhor Qualidade de Vida e Bem-Estar em Portugal.

9. Significa também que depois de quase 200 milhões de euros gastos não se sabe bem em quê, com mais de 30 milhões de euros de passivo publicamente reconhecido (falta saber o passivo verdadeiro), o governo socialista da CM Vizela “atirou” o nosso concelho, 15 anos após ser criado, para o fundo da tabela dos municípios com melhor qualidade de vida.

1 Estudo efetuado pela Universidade da Beira Interior (UBI) – Observatório Para o Desenvolvimento Económico e Social – coordenado por José R. Pires Manso (Prof. Catedrático da Universidade da Beira Interior e Responsável do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social) - INDICADOR SINTÉTICO DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL OU DE BEM-ESTAR DOS MUNICÍPIOS DO CONTINENTE PORTUGUÊS. Disponível em http://www.dge.ubi.pt/pmanso/.

10. Para uma melhor e mais fácil compreensão daquilo que estamos aqui a falar, podemos comparar a posição do nosso concelho a nível nacional, à posição ocupada a nível mundial por países como a Guiné-Bissau, o Afeganistão, a Libéria, a Etiópia, o Zimbabwe ou o Sudão.

11. E já nem a desculpa, habitual, de sermos um concelho recentemente criado pega;

12. Quer Trofa, quer, principalmente, Odivelas, nossos contemporâneos de criação, encontram-se vários lugares acima do nosso município, no que respeita ao índice de qualidade de vida das respetivas populações;

13. Esta posição miserável no índice de qualidade de vida dos municípios, deve-se às políticas populistas, irresponsáveis e demagógicas (cabe aqui citar a célebre frase do nosso edil “o povinho quer é obra”) do PS/Vizela, que, além do mais, afundou o nosso concelho num mar de dívidas e num passivo dramático.

14. Mas o pior ainda está para vir;
15. Segundo os últimos resultados dos Censos 2011, o município de Vizela possui uma taxa de desemprego de 14,33%, vergonhosamente superior aos nossos concelhos vizinhos de Felgueiras (10,33%), Lousada (13,24%) e Guimarães (14,26%), principalmente se atendermos à dimensão de cada um deles.

16. Mas o que se torna aflitivo é verificar que, não obstante sermos o concelho com maior taxa de desemprego comparativamente com os municípios vizinhos citados, fomos, de entre estes, juntamente com Lousada, aquele cuja taxa de desemprego mais cresceu em 10 anos (entre 2001 e 2011);

17. Ou seja, em Vizela a taxa de desemprego cresceu cerca de 10%, passando de 4,9% (em 2001) para os referidos 14,33% (em 2011), em Lousada passou de 3,6% em 2001 para os mencionados 13,24% (crescimento idêntico de cerca de 10%), enquanto nos demais concelhos limítrofes o crescimento do desemprego foi substancialmente inferior, uma vez que Felgueiras passou de 3,7% em 2001 para os citados 10,33% em 2011 (aumento de menos de 7%), enquanto Guimarães passou de 5,3% em 2001 para os referidos 14,26% (aumento de menos de 9%), sem nunca podermos esquecer a dimensão relativa e absoluta de cada um dos municípios comparados.

18. Como tudo tem uma explicação, o aumento catastrófico e os elevados níveis de desemprego verificados no nosso concelho, são um reflexo da total ausência de políticas de atração de investimento e de fixação de indústrias seguidos pelos sucessivos governos socialistas do nosso município.

19. Aliás, nesta matéria a política do reinado socialista sempre foi clara, colocar no limite máximo a carga fiscal sobre as empresas, desincentivando-as de investir em Vizela.

20. De outro modo, qual a razão para ao fim de 15 anos, após gastar quase 200 milhões de euros (não se sabe em quê!), e com mais de 30 milhões de euros de passivo, não termos ainda um verdadeiro Parque Industrial?

21. Mas a nível cultural e desportivo a pobreza é idêntica; Em 15 anos, e com tantos milhões esbanjados, os sucessivos executivos socialistas foram incapazes de criar uma única infraestrutura nestas duas áreas de desenvolvimento humano.

22. Uma biblioteca prometida há mais de 10 anos que nunca saiu do papel, um Auditório Municipal capaz de receber conferências e palestras que nunca foi construído, um pavilhão digno e capaz de receber espetáculos culturais e desportivos que só existiu em promessas e propaganda eleitoral, um complexo de piscinas municipais que continua adiado “sine die” (enquanto aqui ao lado na freguesia vizinha de Moreira de Cónegos houve menos promessas e a obra já está pronta, inaugurada e a funcionar em pleno), e muito mais haveria a dizer…

23. Tamanha incapacidade, incompetência e falta de visão levaram-nos, ao fim destes anos, ao estado em nos encontrámos hoje, na cauda da tabela (297.º lugar em 308 possíveis) dos municípios com índice de melhor qualidade de vida e bem-estar.

24. É tempo, pois, de dizer basta a esta mediocridade!

25. É altura de por fim à ignorância, à incompetência e à irresponsabilidade e despedir quem não teve coragem e vergonha para se demitir.

26. Porque Vizela é para todos, e não apenas para alguns, chegou a hora dos Verdadeiros Vizelenses colocarem ponto final a 15 anos de um socialismo vulgar e miserável que enriqueceu meia dúzia e nos desgovernou, endividou e empobreceu a todos.
Porta-Voz da Coligação ‘’Vizela é para todos’’

(Pedro Vasconcelos Freitas)

NE - Este comunicado também foi editado na página da Coligação PSD/CDS "Vizela Para Todos" - na página principal, lado esquerdo.

Partilhar