Padre Luís Marinho novo assistente nacional do CNE

Um dos maiores destaques, presente nas movimentações eclesiásticas anunciadas há pouco mais de uma semana pelo Arcebispo Primaz, é a proposta de nomeação do padre Luís Marinho da Silva como assistente nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE).


Substituindo o atual assistente nacional dos escuteiros católicos, o padre Rui Jorge Silva, do Patriarcado de Lisboa, este sacerdote natural da Arquidiocese de Braga abandona assim a sua missão como pároco de Mire de Tibães e como vigário paroquial de Padim da Graça, no arciprestado de Braga.

Natural de Rego, Celorico de Basto, o padre Luís Marinho tem 40 anos e foi ordenado sacerdote em 1997. A sua primeira missão pastoral nessa qualidade foi desempenhada nas paróquias de Santo Tirso, Santa Eufémia de Prazins e Corvite, no arciprestado de Guimarães e Vizela.

No verão de 1998 partiu para Paris, em França, onde prosseguiu estudos especializados, tendo sido também nomeado para a equipa sacerdotal portuguesa.

Entre 2002 e 2007, desempenhou a função de coordenador da Pastoral Universitária e, nessa qualidade, capelão do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Foi ainda diretor espiritual dos Seminários Arquidiocesanos.

Na qualidade de assistente nacional do CNE, o padre Luís Marinho passa a integrar a Junta Central do mesmo movimento, atualmente liderada pelo bracarense Carlos Alberto Pereira.

Recorde-se que o CNE, cuja fundação se deu em Braga há precisamente 90 anos, é o maior movimento juvenil português com cerca de 73 mil membros espalhados por todo o país.

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

Partilhar