Segurança aos emigrantes na estrada

A Cap Magellan, principal associação de jovens luso-descendentes de França, organiza pelo 11º ano consecutivo uma campanha de Segurança Rodoviária intitulada "Sécur'été".


Esta é uma campanha que se dirige aos portugueses e lusodescendentes, residentes em França, que se deslocam de carro a Portugal durante as férias de Verão.

Decorre em três países – França, Espanha e Portugal – e tem como principal objectivo a redução do número de acidentes durante os trajectos longos e depois das saídas nocturnas.

Calendário das acções

Lançamento da campanha – dia 5 de Julho – discoteca LA COSTA em Paris

A campanha foi lançada dia 5 de Julho, na discoteca LA COSTA, na presença do padrinho 2013, José Carlos Malato.


A caminho de Portugal – de 26 de Julho a 4 de Agosto

Durante o caminho entre França e Portugal, vários voluntários e membros da equipa da Cap Magellan desenvolverão acções de sensibilização junto dos automobilistas em várias estações de serviço e nas fronteiras. Tratam-se de pessoas benévolas que fazem o caminho de carro para Portugal, mas também membros das associações Chama de Estrasburgo.



Presença nas fronteiras entre Portugal e Espanha

Em França, os fins de semana de 27 e 28 de Julho e 3 e 4 de agosto são anunciados como “negros” em termos de tráfego rodoviário com destino ao Sul do país, e nomeadamente à fronteira com a Espanha.

A equipa da Cap Magellan estará presente nas fronteiras entre Portugal e Espanha, nesses fins de semana, para uma acção de prevenção junto dos emigrantes e de todos os automobilistas que se dirigem a Portugal durante o mês tradicional de férias. Estaremos então:

- dias 27 e 28 de Julho, e 3 de Agosto, das 9h às 17h, em Vilar Formoso;

- dias 3 e 4 de agosto, das 9h às 17h, em Vila Verde da Raia;

- dias 3 e 4 de agosto, das 9h às 17h, em Valença;

A Cap Magellan apela à vossa presença num destes locais para cobrir o evento!




3 de Agosto, dia especial na fronteira de Vilar Formoso, com a presença de oficiais e media

No sábado 3 de Agosto, a convite da GNR, a Cap Magellan estará presente na fronteira de Vilar Formoso para acompanhar a GNR na sua operação “Boas-Vindas” e pelas 15h, contará com a presença do:

- Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo.

Vários orgãos de comunicação social farão a deslocação para cobrir o evento e realizar reportagens. Contamos consigo também!



Acções em Portugal

Durante as duas primeiras semanas de Agosto, a Cap Magellan continuará a sua campanha, durante o dia, em locais de forte presença de emigrantes portugueses, e durante a noite à saída de várias discotecas, no intuito de sensibilizar os jovens que de lá saem aos perigos da condução, nomeadamente em matéria de álcool e drogas.

As principais datas são as seguintes:

- 27 e 28/07: Acção na fronteira de Vilar Formoso

- 3 e 4/08: acção nas fronteiras de Vila Verde da Raia e Valença

- De 29/07 a 3/08: acção no Norte do país: Guarda, Braga, Fafe, Guimarães, Porto, Viana do castelo, Chaves, Régua, Bragança

- De 7 a 20/08: acções no centro do país: Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Pombal, Leiria, Fátima Nazaré, Peniche, Lisboa, Castelo branco

- 8/08: discoteca Répública, Castelo Branco (por confirmar)

- 8/08: programa Verão Total com José Carlos MALATO, em Bombarral;

- 11/08: discoteca Lagar’s, Braga

- 12/08: discoteca Biblioteca Bar, Chaves

- 13/08: discoteca Platz, Chaves

- 14/08: programa Verão Total com José Carlos MALATO, na Sertã;

- 14/08: discoteca Palacio Kiay, Pombal

- 16/08: discoteca The Club, fafe e Festas de Barrenta, Barrenta



Coordenação com a GNR

Pela primeira vez, todas as acções da campanha Sécur’été 2013, estão coordenadas com a GNR portuguesa. A presença nas fronteiras está incluída na operação “Boas-Vindas” levada a cabo pela GNR.

Partilhar