João Pereira explica como foi afastado pela Coligação

Comunicado enviado à comunicação social João Pereira, ex-candidato à União de Freguesias de Tagilde e S. Paio pela “Coligação Vizela é para todos” esclarece:




«Mais de um mês após ter sido afastado, pela “Coligação Vizela é para todos” (PSD-CDS/PP), de cabeça-de-lista da candidatura à União de Freguesias de Tagilde e S. Paio às eleições autárquicas do próximo dia 29 de Setembro, venho com o presente apresentar a minha posição sobre o meu afastamento.


A verdade é que não o fiz antes porque aguardei que a liderança da Coligação explicasse, publicamente, os motivos da minha substituição. Como tal não aconteceu até ao momento, e porque a lista já foi apresentada na passada sexta-feira, dia 06 de Setembro, vejo-me obrigado a ser eu próprio a explicar aos tagildenses e sampaienses, e aos vizelenses em geral, o que se passou, em defesa da minha honra e bom nome a que tenho direito.


Em 20 de Julho passado, fui apresentado, oficialmente, numa cerimónia pública realizada no “Fórum Vizela”, como o candidato da “Coligação Vizela é para Todos” à União de Freguesias de Tagilde e S. Paio. Houve depois vários contactos para a elaboração da lista e recolha das certidões dos candidatos. No dia 04 de Agosto (véspera da apresentação das listas no Tribunal), participei numa reunião na qual estiveram também presentes Miguel Lopes e Cidália Cunha, candidatos à Câmara; nesse encontro, Diana Silva (que encabeça agora a lista e havia sido sugerida por mim para integrar a minha candidatura) disse-me que tinha andado em Tagilde e S. Paio e as pessoas que ouviu lhe diziam que a candidata ideal era ela.



Foi-me então proposto abdicar do lugar, o que não aceitei, tendo Miguel Lopes ficado de conversar com as pessoas para encontrar uma solução. No dia seguinte, 05 de Agosto, já depois da hora de fecho de entrega das listas, ligou-me o líder da Coligação a dizer que a candidata seria a Diana Silva, com a justificação que as pessoas que ela tinha para a lista, nomeadamente de S. Paio, apenas aceitavam candidatar-se se fosse ela a encabeçar a lista.



É claro que não acredito que esta trama tenha sido toda engendrada pela Diana Silva; porém, o certo é que na noite de 04 de Agosto, vieram dizer-me que essa pessoa tinha andado na freguesia nos dias 02 e 03 a convidar elementos para a lista, assumindo-se já como sendo ela a candidata, factos que me foram totalmente escondidos pela Coligação; ora isto indiciava que a minha substituição já estaria decidida mesmo antes da referida reunião do dia 04 de Agosto.



Perante tal situação, pergunto: como é possível que Diana Silva e outros dirigentes da “Coligação Vizela é para todos” andem a falar em iniciar um ciclo de honestidade e transparência na freguesia e no concelho, quando traem as pessoas da própria lista?



Não preciso de alongar-me muito mais perante esta triste realidade. Espero apenas que os eleitores de Tagilde e S. Paio, no dia 29, lhes deem a resposta que merecem.



Tagilde, 09/09/2013

João Pereira

Partilhar