Ler para Aprender inicia no ano letivo

O projeto Ler para Aprender inicia no ano letivo 2013-2014 o seu 3º ano de promoção, sendo o resultado de uma parceria entre a Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes, o Agrupamento de Escolas de Infias e o Agrupamento de Escolas de Vizela, no âmbito da Rede de Bibliotecas de Vizela.


Candidatado pelo Agrupamento de Infias, o projeto mereceu o título de Ideia de Mérito por parte da Rede de Bibliotecas Escolares.

Neste ano letivo terá como público-alvo todas as turmas do 2º ano do concelho de Vizela, do 3º ano do concelho de Vizela e 4 turmas das escolas básicas de Joaquim Pinto, Maria de Lurdes Melo, São Paio e São Miguel, num total de 576 alunos e 35 professores e professores bibliotecários.

Tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora, através da leitura e exploração de literatura infantil; sensibilizar os professores e demais atores educativos para a importância da promoção de leitura e escrita como forma de compreensão do mundo; construir um banco de recursos dos livros trabalhados para utilização em rede, com acesso através da internet. Uma das novidades este ano passa pelo envolvimento dos pais no projeto, tornando-os parceiros no processo de promoção de livro e leitura.

Está prevista uma formação para docentes na área da compreensão leitora, com início em Outubro, que servirá de base para todo o trabalho a desenvolver em sala de aula.

Privilegia-se o trabalho em rede entre todos os envolvidos, através da criação de um projeto comum às escolas do concelho, que preconiza a construção e a partilha de recursos.

Partilhar