Vizelense Luís Carvalho na Moda Lisboa

Este jovem de Vizela que vai estrear-se este ano na ModaLisboa (evento de moda portuguesa de grande sucesso) no dia 13 de Outubro de 2013 com a sua coleção Primavera/Verão 2014 é referenciado pelo calendário de desfiles ModaLisboa como "uma das grandes promessas do futuro da moda portuguesa".




Depois do sucesso alcançado em Vizela, o estilista Luís Carvalho vai ter a sua grande estreia na ModaLisboa, o maior evento de moda do país.
Luís Carvalho é um jovem designer de moda que já fez noticia pela sua participação no Moda Guimarães entre outros concursos, no entanto decidiu este ano seguir com um projeto de sonho e lançar a sua própria marca no qual está já a ser um sucesso!


BI
Nasceu a 6 de Abril de 1987, em Vizela, e ali cresceu no meio da roupa, rodeado pelas linhas e tecidos da confecção da mãe. Poderia ser obra de um destino já escrito, mas não. Luís Carvalho sempre gostou de roupa, no entanto, foi apenas quando se viu obrigado a pensar no futuro, que a olhou como uma possível carreira.

Seguiu para o Curso Técnico de Estilismo na Escola Profissional CENATEX, em Guimarães, sem nunca antes ter criado uma peça de roupa na vida. Mas depressa percebeu que tinha feito a escolha acertada e prosseguiu estudos na Escola 28 Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde se licenciou em Design de Moda e Têxtil.
A primeira peça que recorda ter criado foi um vestido, que apresentou na Moda Guimarães, mas é o casaco a peça que mais lhe agrada, pela sua versatilidade e individualidade.

Participou em inúmeros concursos, em Portugal e no estrangeiro, e venceu o prémio para melhor coordenado masculino, no Acrobactic 2011. Foi voluntário da ModaLisboa, trabalhou nos ateliês de Filipe Faísca e Ricardo Preto como 8 assistente, e geriu a loja de Lisboa de Miguel Vieira. Foi designer de moda na empresa Salsa Jeans, até decidir aventurar-se em nome próprio.

Encontra referências nas linhas de Filipe Faísca e Luís Buchinho, das casas Lanvin, Givenchy e Dior com Raf Simons. No entanto acredita que o grande desafio é conseguir criar algo que não remeta necessariamente para imagens passadas. Normalmente parte de um pormenor para encontrar um conceito, num processo que em tudo se assemelha ao científico tentativa-erro. Sempre atento aos pormenores, procura o equilíbrio entre o clássico e o casual. A sua assinatura está sempre presente nas misturas e contrastes com os quais gosta de brincar.

Luís é um espelho das suas criações, um homem para quem até o casaco do fato-de-treino deveria ser um blazer.

----------------
NIPU

Partilhar