Tomada de posse de Vizela nos jornais

A tomada de posse dos órgãos autárquicos que ontem teve lugar em Vizela mereceu destaque nos jornais bracarenses Correio do Minho e Diário do Minho com chamadas á primeira página.


Câmara de Vizela toma posse com críticas ao Governo

Região | 13 de Outubro de 2013
O socialista Dinis Costa tomou, ontem, posse para o segundo mandato à frente da Câmara de Vizela. Na sessão de investidura dos novos órgãos municipais, o autarca confessou estar «preocupado» com o futuro do concelho e criticou os cortes e a «postura negligenciadora» do Governo de coligação PSD/CDS-PP.

-------------------
CORREIO DO MINHO

Início de mandato em Vizela com forte ataque ao Governo


José Paulo Silva

Dinis Costa iniciou ontem o seu segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Vizela com um forte ataque ao Governo, que censurou pela “postura negligenciadora para com os portugueses ao longo dos últimos dois anos”. No discurso de tomada de posse, o edil socialista que reconquistou, em 29 de Setembro, a câmara vizelense com maioria absoluta, declarou que o seu concelho “tem sido sucessivamente fustigado pelos diversos cortes perpetrados pela coligação PSD/CDS-PP”.

O presidente da Câmara de Vizela apontou como consequências das opções da Governo a ausência de investimento em habitações sociais, na remodelação da escola secundária e na via alternativa à Estrada Nacional 106, considerada fundamental para o desenvolvimento do concelho.

“É com esta postura governamental, é com esta falta de diálogo que este Governo tem para connosco, é com cortes e mais cortes que vamos ser obrigados a trabalhar”, avisou Dinis Costa, depois de ter criticado “a antecipação do acto eleitoral do último dia 29, para que o próximo Orçamento de Estado pudesse ter ainda mais cortes e mais medidas negativas prejudiciais à vida de todos nós, como as que temos vindo a conhecer nos últimos dias”.

Considerando que “este novo ciclo que agora começa não vai ser fácil”, o edil vizelense apontou “o combate ao desemprego como elemento fulcral” da sua acção até 2017. Dentro dessa prioridade, Dinis Costa destacou a “dinamização do Portal Municipal de Emprego” como um dos “vários projectos para executar em prol do nosso crescimento sustentável”.

A implementação no concelho da Rede de Centros Empresariais do Ave e a criação do Estaleiro de Criação Artística são outras propostas da nova vereação liderada por Dinis Costa.
O autarca vizelense acredita que o apoio da câmara às “criações artísticas nas áreas da música, pintura, teatro e outras artes performativas” pode potenciar “oportunidades de lançamento de novas actividades e serviços na área cultural e gerar renovadas condições de trabalho sobretudo para os jovens”.

Para o mandato que decorre até 2017, Dinis Costa aposta no “desenvolvimento turístico enquanto pólo dinamizador da economia local”.
No seu discurso de tomada de posse garantiu “continuar a dimanizar o turismo, apostando na marca Vizela e trazendo todo o potencial que a mesma pode proporcionar”.

“Sendo o emprego o cerne da acção” que a nova vereação vizelense pretende desenvolver nos próximos quatro anos, Dinis Costa assegurou ontem que não irá descurar “a outra componente fundamental de fomento do bem-estar dos vizelenses através da manutenção e alargamentos dos apoios sociais concedi dos, do melhoramento de equipamentos municipais de lazer e desfrute da natureza e o alargamento das áreas de prática desportiva”.

Dito de outra forma, o presidente da Câmara Municipal de Vizela promete continuar a direccionar a sua acção “para os desempregados, para os idosos, para as crianças”.
Ao mesmo tempo, quer “continuar a incentivar os privados a investirem em Vizela, dando-lhes condições para que possam ver no nosso concelho um concelho de futuro”.
Nas primeiras palavras do seu segundo mandato como presidente de câmara, Dinis Costa declarou Vizela como a sua “causa”, recordando que, antes de entrar na vereação, esteve “na linha da frente dos que lutaram pela criação do nosso concelho” e foi presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel.

Fernando Carvalho sucede a João Cocharra na Assembleia

João Cocharra de Almeida despediu-se ontem da Assembleia Municipal de Vizela, órgão a que presidiu desde 2001, ano em que se realizaram as primeiras eleições autárquicas em Vizela, após a restauração do concelho três anos antes.
Aquele que fica para a história como o primeiro presidente da Assembleia Municipal de Vizela empossou os eleitos nas eleições de 29 de Setembro último, sendo substituído no cargo pelo também socialista Fernando Carvalho.

João Cocharra declarou abandonar este ciclo sua vida “coerente” com a sua consciência e com a consciência dos que votaram em si para três mandatos consecutivos.
O novo presidente da Assembleia Municipal de Vizela foi ontem escolhido com 15 votos favoráveis e 11 votos em branco, votação que espelha a correlação de forças neste órgão onde o PS tem a maioria absoluta.
No início da primeira sessão do novo mandato autárquico, Fernando Carvalho declarou que, “decorridos 15 anos de autonomia administrativa” de Vizela, o poder local assume-se no jovem concelho como “garantia da mais pura democracia”.

Segundo o novo presidente da Assembleia Municipal, num “tempo em que precisamos de uma democracia mobilizadora”, este órgão autárquico deve funcionar como “espaço de debate e de confronto de ideias”, mas também deve ser um “factor de estabilidade” que contribua para “afirmar Vizela como um grande concelho”.

Dirigindo-se a Dinis Costa, o reeleito presidente da Câmara Municipal de Vizela, considerou que “a vitória expressiva” obtida por este nas eleições autárquicas de 29 de Setembro dá-lhe “responsabilidade acrescida”.
Aos eleitos não socialistas da Assembleia Municipal, Francisco Carvalho dirigiu uma “palavra de respeito democrático” e lembrou-lhes que “não existe democracia sem oposição”.

Partilhar