Vizela no I Congresso Social do Ave

No âmbito do projeto Ave Social, realiza-se nos dias 28 e 29 novembro, no Teatro-Cinema de Fafe, o I Congresso Social do Ave - O Futuro da Inclusão. A Câmara Municipal de Vizela é parceira no Projeto Ave Social, tendo a nível local, no âmbito da Rede Social, promovido a mobilização das entidades mais diretamente envolvidas nas diferentes temáticas, designadamente, CPCJ de Vizela, AIREV, Centro Social de Santa Eulália, Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Centro Social de S. Miguel, Rotary Club de Vizela, Universidade Sénior e Associação Comercial e Industrial de Vizela.


O I Congresso Ave Social – O FUTURO DA INCLUSÃO – é uma iniciativa que se enquadra no projeto Ave Social, promovido pela Associação de Municípios do Vale do Ave, ao abrigo do Programa ON.2 O NOVO NORTE – Promoção e Capacitação Institucional, na área de abrangência da NUT III Ave, integrada por oito concelhos: Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

Trata-se de um projeto que decorre do Plano de Desenvolvimento Social (PDS) do Ave, efetuado em 2009/2010 por uma rede de atores institucionais do território, que identificou então as prioridades estratégicas de atuação e propôs ações a desenvolver no âmbito de diferentes temas específicos do desenvolvimento social e humano: Envelhecimento, Pessoas com Deficiência, Crianças e Jovens em Risco, Emprego e Qualificação. No seguimento deste plano, o projeto Ave Social tem reforçado o trabalho interinstitucional em rede com intervenção nestes temas específicos, numa lógica supramunicipal, contribuindo para uma atuação mais eficaz e eficiente neste território.

Partindo-se de uma análise das potencialidades e desafios do território, pretende-se com este Congresso criar momentos de reflexão e debate em torno das grandes dimensões estratégicas do desenvolvimento social do Ave, confrontando-as com as práticas, e apontando soluções inovadoras que promovam de forma efetiva uma intervenção social mais sustentável, inteligente e inclusiva.

A Câmara Municipal de Vizela é parceira no Projeto Ave Social, tendo a nível local, no âmbito da Rede Social, promovido a mobilização das entidades mais diretamente envolvidas nas diferentes temáticas, designadamente, CPCJ de Vizela, AIREV, Centro Social de Santa Eulália, Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Centro Social de S. Miguel, Rotary Club de Vizela, Universidade Sénior e Associação Comercial e Industrial de Vizela.

Partilhar