Dedicação da Igreja Matriz de Santa Comba de Regilde

Decorreu no passado domingo, dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, a Dedicação da Igreja Matriz de Santa Comba de Regilde. O rito solene da Dedicação da Igreja, foi presidido por D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto, tendo concelebrado o Pe. Filipe Ferreira, pároco de Regilde e mais alguns sacerdotes das paróquias vizinhas.


A celebração iniciou-se junto ao Cruzeiro desta freguesia, seguindo em procissão, até à Igreja Paroquial. Chegados à porta da Igreja, a arquiteta Salomé Campos explicou em breves palavras a intervenção realizada na Igreja Paroquial de Regilde. De seguida tomou a palavra o Sr. Eugénio Faria, membro da comissão fabriqueira desta paróquia, que entregou as chaves da Igreja ao Sr. Bispo, D. António Taipa e este de seguida confiou-as ao Pe. Filipe Ferreira, para que este como pároco da comunidade de Regilde, abrisse novamente as portas do templo, que depois de algum tempo em obras profundas de requalificação, voltava-se abrir à sua comunidade. Na homília, o Sr. D. António Taipa referiu que a “igreja é um espaço de intimidade, onde cada um se apresenta com as suas esperanças, com as suas preocupações, com as dores e necessidades dos homens com quem vivemos. É o lugar onde trazemos o mundo, para daqui levar Jesus, para o Mundo.”
A terminar a celebração, o Pe. Filipe Ferreira deixou uma palavra de gratidão a toda a comunidade pelo empenho que tem demostrado e desejou que a igreja desta paróquia possa ser sempre um lugar de união e unidade para toda a comunidade. De seguida foi oferecida uma réplica em prata da Igreja Paroquial de Regilde ao Sr. D. António Taipa, que felicitou toda a comunidade pela obra realizada, não esquecendo de recordar, um dos mais ilustres filhos desta terra, D. Armindo Lopes Coelho, num momento de emoção e comoção para toda a comunidade.
Terminada a celebração, foi descerrada uma placa pelo Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Dr. Inácio Ribeiro e pelo Sr. D. António Taipa, e que pretende perpetuar este momento na história desta comunidade.
Com a Dedicação da Igreja Paroquial de Regilde, inicia-se também a Visita Pastoral do Sr. D. António Taipa à Paróquia de Regilde, que o levará a visitar e se encontrar com os movimentos da paróquia e da freguesia de Regilde. A Visita Pastoral terminará no próximo domingo, com a Celebração do Crisma de 18 jovens desta comunidade.

Partilhar