Miguel Lopes parte com a Coligação PSD-CDS e queixa-se de caça ao homem

Vereador e ex-cabeça de lista à presidência da Câmara Municipal de Vizela emitiu um comunicado onde dá conta do seu afastamento da Coligação PSD/CDS-PP. Miguel Lopes deverá ser apresentado na próxima segunda-feira como vereador com pelouros e salário na Câmara de Vizela a convite do Partido Socialista. Nas redes sociais os militantes e outros que acompanharam Miguel Lopes não escondem a sua revolta.. Em declarações ao blog Plano Claro, Miguel Lopes disse: "A Coligação vai caminhar num mau sentido e existe um descontentamento com um processo que foi tratado na minhas costas, numa caça ao homem e por isso não me revejo nele».
A Coligação Vizela é para Todos elegeu três mandatos sem pelouros - Miguel Lopes PSD, Carlos Faria (ex-vereador do PS) e Cidália Cunha (CDS-PP).
Embora a notícia de que Miguel Lopes irá ter uma oferta de pelouros por parte do PS (que tem maioria de quatro mandatos contra 3 da oposição) careça de informação oficial (a Câmara tem uma conferência de imprensa marcada para segunda-feira às 11 horas na sede do Município prevendo-se que seja para tornar público esta decisão),o líder da oposição também não desmente.
Os vereadores Carlos Faria e Cidália Cunha desconheciam ontem à noite qualquer tomada de posição de Miguel Lopes.
Nas redes sociais estão escritas grandes criticas a Miguel Lopes...mas também ao PS.


COMUNICADO DE MIGUEL LOPES PUBLICADO NO BLOG PLANO CLARO


Na sequência da última decisão (novo acordo pós-eleitoral) das actuais Comissões Políticas do PSD e do CDS/PP, liderados respectivamente por Francisco Ribeiro e Cidália Cunha, decidi, em consciência, demarcar-me do rumo que está a ser traçado.
A natureza do projecto que encabecei até à data era clara e assentava na qualidade das pessoas e das propostas, independentemente da sua cor partidária. Sempre defendi que Vizela era para todos e que não era património de nenhum partido.
Este "assalto" ao poder dos partidos, desvirtua tudo aquilo que foi construído desde 2009 e que fez com que o peso eleitoral da Coligação duplicasse (dos 21% de 2005 para os actuais 40%).
Isto significa que apesar da Coligação não ter vencido as eleições conseguiu transmitir uma mensagem e criar uma marca que os Vizelenses compreenderam e respeitam.

O novo acordo representa uma inversão, um retrocesso nesta mensagem.

O projecto da Coligação não pode ser apenas um projecto do PSD e do CDS. Tem que ser muito mais abrangente e aglutinador. Tem que ser um projecto da sociedade civil e para a sociedade civil.
Em suma, tem que ser um projecto para todos. Para os militantes e simpatizantes do PSD, do CDS/PP, do PS, da CDU e do BE. E para todos aqueles que já não acreditam nem são filiados em nenhum partido.

---
Miguel Lopes

-------------------
NOTÍCIA PLANO CLARO (de João Ferreira) PUBLICADA ONTEM

Já são várias as fontes que atestam, mas sem confirmação oficial, que o atual vereador da Coligação "Vizela é para Todos", Miguel Lopes irá ser convidado pelo presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa a assumir um cargo político dentro da estrutura municipal.

Os rumores que já não deixam dúvidas a fontes bem colocadas na estrutura do PSD de Vizela e de fontes que desconhecem qualquer cenário dentro da estrutura do PS de Vizela, levam a crer que Miguel Lopes assumirá o pelouro do Desporto e/ou de Taxas e Licenças que estão sob a alçada da vereadora Dora Gaspar e do vereador Victor Hugo Salgado, respectivamente.
Numa altura em que o "caso" do vereador André Castro não tem desenvolvimento e numa altura em que a CM Vizela marca uma conferência de imprensa para segunda feira, os rumores aumentaram de tom e fizeram circular muitas informações por redes sociais e na praça pública. Pela internet pode-se ler inclusive a seguinte mensagem "Pois parece que correm rumores que Miguel Lopes será vereador em regime de permanência e a tempo inteiro! Isso seria bom demais! Mas ajudava a fazer-me perceber porque é que a Coligação sempre votou contra as propostas de orçamento municipal e desta vez não!".

Após o contacto com Miguel Lopes, o actual vereador da oposição não comenta para já qualquer cenário, preferindo desde já "demarcar-se da posição política do PSD e do CDS-PP" depois "da assinatura do novo acordo da coligação, após eleições, que desvirtua o caminho que tínhamos traçado inicialmente". Segundo Miguel Lopes, "a Coligação vai caminhar num mau sentido e existe um descontentamento com um processo que foi tratado na minhas costas, numa caça ao homem e por isso não me revejo nele". "Os partidos (PSD e CDS-PP) querem tomar conta da coligação e estão a transformar um projecto supra-partidário num projecto só partidário. Não me revejo nesta forma de trabalho aprovado pelos 2 partidos e por isso o caminho é demarcar-me do mesmo" atesta. E acrescenta: "comigo a Coligação tinha um projecto plural onde o importante eram as pessoas, de todos os quadrantes sociais e políticos, neste momento o projecto segue outro rumo".

O Plano Claro tentou ainda contactar Dinis Costa mas até ao momento não foi possível entrar em contacto. Recorde-se que o Partido Socialista de Vizela vai este fim de semana a eleições internas com o Dinis Costa a liderar a única lista e tendo João Polery como nº2. Do lado da Coligação, esta é uma notícia que não deverá agradar à maioria dos militantes e alguns mostram-se muito surpreendidos caso esta informação possa vir a confirmar-se.
Manuel Marques, nº5 da lista socialista à Câmara Municipal de Vizela, e o natural sucessor político caso André Castro rescinda o lugar de vereador, afirmou não ter sido contactado pelos responsáveis socialistas e desconhece até ao momento se haverá alterações no quadro dos vereadores municipais»..




Partilhar