Consulta de Psicologia no Domicílio pela Câmara Vizela

CARTA DE DINIS COSTA «Na sequência do meu compromisso e, considerando que os serviços de respostas sociais têm vindo a alargar-se numa perspetiva de maior proximidade da população, também o conhecimento das necessidades das pessoas tem passado para um nível mais apurado, o que leva a que outras e novas necessidades sejam mais rapidamente auscultadas e, por conseguinte, atendidas.


Assim, em prol da qualidade de vida e do bem-estar geral da população, a Consulta de Psicologia da Câmara Municipal de Vizela recria-se numa nova vertente de prestação de apoio psicológico na permanência do meio habitual de vida da/o paciente, através da Consulta de Psicologia no Domicílio.

Este novo serviço terá como objetivo primordial reconhecer às pessoas o direito de beneficiarem de apoio ou acompanhamento psicológico, nos termos da consulta de psicologia programada ou espontânea, no ambiente normal e diário da sua casa, quando por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento de caráter temporário ou permanente, não possam ou não devam deslocar-se ao gabinete da profissional. Os casos com eventual indicação para Consulta de Psicologia no Domicílio serão, compreensivelmente, alvo de uma avaliação particular e detalhada processo a processo, com a devida salvaguarda para a especificidade de cada situação.

É de todo o interesse, com a criação da Consulta de Psicologia no Domicílio, inovar e desenvolver soluções, com qualidade, nos serviços que o Município de Vizela coloca ao dispor da população.
Existem critérios de inclusão a cumprir e outros a enaltecer, pelo que esta Câmara reconhece que a inclusão passa também por levar os apoios às pessoas e não só por facultar os serviços dentro dos gabinetes.

O Presidente
Dinis Costa»

Partilhar