Guimarães quer estreitar relações com Associação das Coletividades Têxteis Europeias

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães pretende fomentar acordos de cooperação com países que integram a Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE). Domingos Bragança propôs o desafio aos membros da associação que participaram na reunião do Comité Executivo realizada este fim de semana em Guimarães, na sede da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE).




“É nossa intenção criar raízes e laços de amizade institucionais para cooperarmos de forma amistosa, com base no ideal europeu. Guimarães tem muitos projetos e quereremos que se envolvam e que também façam parte! Na base do têxtil e de outros setores, fazemos da cultura e do conhecimento, os elementos mais importantes da qualificação da nossa sociedade”, afirmou o Presidente da Autarquia.



Durante a reunião, colocou-se a possibilidade de ser criada uma missão empresarial e cultural, com o objetivo de empresários vimaranenses poderem participar numa plataforma negocial a fim de promoverem internacionalmente os seus produtos. Além disso, a ACTE mostrou disponibilidade para realizar, em 2015, um concurso de moda em Guimarães.



Um dos outros assuntos abordados na reunião de Guimarães foram os projetos europeus e transfronteiriços que podem ser concretizados no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio. Além de Portugal, fazem parte da ACTE instituições provenientes da Bélgica, Croácia, França, Suécia, Alemanha, Itália, Macedónia, Polónia, Roménia e Espanha.



A Associação das Coletividades Têxteis Europeias, fundada em Portugal por seis municípios, em 1991, é uma das primeiras associações de autoridades locais a nível europeu. O objetivo da ACTE é representar e defender os interesses de coletividades territoriais e organizações aderentes que representam territórios com presença de setores têxtil, vestuário, calçado e acessórios de moda.

A AMAVE, membro fundador desta associação, teve a incumbência de organizar a reunião do Comité Executivo da ACTE, entidade que promove, a nível local e regional, políticas inovadoras de antecipação e gestão de mudanças estruturais dos setores anteriormente mencionados.



O encontro do Comité Executivo, que decorreu em Guimarães durante dois dias, terminou com a realização do espetáculo «Trama», na Plataforma das Artes e da Criatividade. Promovido pela AMAVE e pela ACTE, esta performance de dança, música e luz foi interpretada pelo Grupo Folclórico Catalão Esbart Egarenc.

Partilhar