Projeto “Cittaslow Kids – Viver Vizela”

Após a classificação da cidade de Vizela como “CITTASLOW” (Cidade de Bom Viver) em 2011, o Agrupamento de Escolas de Infias, em parceria com a Câmara Municipal de Vizela, iniciou a atividade educativa no âmbito desta classificação.














Com o intuito da promoção dos valores do território junto dos mais novos, este projeto, que se encontra já em desenvolvimento como oferta complementar do 1º Ciclo do Ensino Básico, designa-se de “CITTASLOW KIDS – Viver Vizela”.
Encarado como um projeto inovador em termos de cidadania das crianças pela Cittaslow Nacional e Internacional na pessoa do Diretor Pier Giorgio Oliveti, como a primeira experiência a nível mundial, a iniciativa da autoria da Professora Valéria Pereira e Maria José Oliveira, dedica uma hora semanal no horário dos alunos, para a sua execução. Tendo por base a necessidade de formação para uma consciência e aprendizagem de vida “Cittaslow”, os alunos são motivados no sentido do seu crescimento enquanto elementos integrantes e participativos da comunidade local.

A Associação das Cittaslow Portugal e a Cittaslow Internacional, pretende divulgar, junto de outras comunidades/escolas/cidades, este projeto pioneiro nesta faixa etária, de maneira a divulgar o projeto e os trabalhos e atividades que se têm desenvolvido neste âmbito.

Este projeto destina-se à promoção da cidadania e sustentabilidade, assumida como uma das missões essenciais da escola e da cidade de Vizela enquanto “Cittaslow”. Contribuir para a construção de cidadãos do futuro, que conheçam o meio onde estão inseridos ajudando no desenvolvimento e divulgação de Vizela, levando a cabo atividades no âmbito da prevenção primária, no sentido de promover o desenvolvimento de capacidades pessoais e sociais, tendo em vista melhorar a qualidade de vida.

Quando falamos em Projeto “Cittaslow Kids” falamos em planeamento de ações futuras que dependem de uma idealização presente tendo em vista a consciencialização de uma cidade Cittaslow.
Decorre daí, a necessidade de explicar que tipo de sociedade é essa, para a qual pretendemos formar os nossos alunos.

É dessa necessidade de formação para uma vida Cittaslow que se revela a dimensão pedagógica deste projeto. Neste sentido, foram desenvolvidas diversas atividades nas diferentes escolas que constituem o agrupamento.

Partilhar